Metodologia



Os cursos de Formação Inicial e Continuada, incluindo a capacitação, o aperfeiçoamento, atualização e a aprendizagem, objetivam o desenvolvimento de aptidões para a vida produtiva e social requeridas pelo mundo do trabalho. Esses são realizados a distância e ofertados em qualquer tempo letivo.

 

 

A organização do curso é modular. Os módulos de estudo constituem­se em material didático impresso e em arquivo virtual, incluindo as informações fundamentais sobre a estrutura de cursos, conteúdos subdivididos em unidades, atividades de estudo, avaliação e referências bibliográficas, recursos didáticos que possibilitam as produções individuais e a realização de atividades de forma diversificada, abrangendo a leitura de textos, pesquisas, estudo de casos e exercícios objetivos e discursivos.

 

 

O material didático se apresenta em linguagem clara, simples, objetiva e acessível, que facilitará o autoestudo. Os textos são explicativos, exemplificando diversas situações características das profissões, além de disponibilizarem orientações prático­teóricas que estimulam o raciocínio e o pensamento crítico.

 

 

Os Módulos de Estudo da Escola CENED são desenvolvidos por uma equipe pedagógica, composta pelo Diretor, Coordenador Pedagógico e Profissionais Especializados e apresentam os seguintes aspectos:

 

 

 

• Interatividade: permite ao cursista um papel ativo, proporcionando­lhe a construção do seu aprendizado;

 

• Praticidade: possibilita ao cursista encontrar as informações para pleno entendimento das atividades propostas;

 

• Autonomia: permite que o cursista “navegue” livremente pelo material proposto, implicando na estruturação própria do seu conhecimento;

 

• Gestão do Conhecimento: um conjunto de estratégias é previsto para que o cursista possa adquirir, compartilhar e utilizar o conhecimento na escola, com reflexo positivo na educação dos alunos e na sua evolução pessoal e profissional.

 

Cada módulo apresenta a seguinte estrutura:

 

1. Sumário – expõe as Unidades temáticas com os seus respectivos subtemas;

2. Apresentação do Módulo – uma síntese da conceituação temática e dos objetivos que justificam o seu estudo;

3. Objetivo geral do curso;

4. Objetivos de aprendizagem;

5. Desenvolvimento dos conteúdos do módulo, dividido em unidades temáticas;

6. Atividades para facilitar a compreensão de cada unidade do módulo;

7. Respostas para autocorreção;

8. Referências bibliográficas e/ou eletrônicas, bem como a recomendação de leituras complementares, como proposta de novos contextos sobre o tema.

 

As diretrizes que se reportam ao trabalho disciplinar, interdisciplinar e transdisciplinar para o alcance dos objetivos são:

 

• Os cursos estão organizados em módulos, com as unidades de ensino e seus respectivos conteúdos programáticos;


• Todo o material visa estimular tanto os alunos como os professores da Escola CENED a construírem e reconstruírem os conhecimentos necessários ao exercício competente e eficaz da sua profissão;


• O aperfeiçoamento do perfil profissional do cursista é a base para a elaboração de todos os procedimentos e conteúdos de aprendizagem;


• Os planejamentos de ações dos professores e da coordenação devem enfocar a problematização como elemento contextualizado da realidade, visando uma práxis constante;


• Os textos apresentados nos módulos de estudo em cada unidade de ensino introduzem os principais conceitos a serem desenvolvidos e apresentam as diferentes etapas do estudo;


• Com uma linguagem simples e autoexplicativa, com glossário de palavras­chave, exemplos e figuras, apresentam conteúdo de fácil apreensão com a densidade necessária para a construção do conhecimento;


• Os exercícios objetivos e discursivos complementam a aquisição e a fixação dos Os módulos focalizam os diversos aspectos da vida profissional do cursista e do trabalho pedagógico à luz das teorias educacionais e das exigências do mundo contemporâneo.


 

 

A Escola CENED disponibiliza, durante todo o processo de desenvolvimento das atividades do curso, o serviço de tutoria por meio de atendimento pessoal e individualizado, e-mail, telefones e fax, a fim de estabelecer uma comunicação direta e imediata aos cursistas, orientando-os, sanando dúvidas e dificuldades e compartilhando conhecimentos.

 

Todas as atividades e a prática dialógica da formação dos cursos oferecidos pela Escola CENED constroem-se pela transversalidade entre os conteúdos básicos e específicos de cada área, verticalizando o processo ensino-aprendizagem em uma perspectiva interdisciplinar.

 

Os princípios que regem os objetivos da educação e do ensino da Escola CENED são baseados na Lei 9394/96 visando garantir um padrão de qualidade, respeitando a demanda do mercado; a igualdade de condições para o acesso à escola e à liberdade de aprender, ensinar, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber, respeitando as etnias e diferenças culturais. A Escola CENED, em suas ações, valoriza a educação, o trabalho, o pluralismo de ideias e a gestão democrática voltada para o aperfeiçoamento profissional por meio da Educação Inicial e Continuada.