Sobre o CENED



1. A INSTITUIÇÃO
2. CURSOS OFERTADOS
3. PÚBLICO-ALVO
4. FINALIDADES DOS CURSOS
5. MODALIDADES DE ENSINO
6. MATERIAL DIDÁTICO
7. MÉTODOS DE AVALIAÇÃO
8. CERTIFICAÇÃO E SUA EXPEDIÇÃO
9. REGISTRO E RECONHECIMENTO DOS CURSOS

 

 

A INSTITUIÇÃO


O CENED – Centro de Educação Profissional LTDA ME, com denominação fantasia Escola CENED, inscrito no CNPJ nº 10.326.300.0001-19 e CF/DF nº 07.509.566/001-32, foi criado em 22 de abril de 2004 e atende todas as exigências legais do Poder Público para funcionamento.



A Escola CENED é uma instituição educacional privada que integra o sistema de ensino do Distrito Federal, na modalidade de Educação Profissional Técnica de Nível Médio, credenciada na Secretaria de Estado de Educação do DF (Portaria nº 27/2014-SEDF, DODF nº 30, de 10/02/2014), e oferta também cursos de Formação Inicial e Continuada ou de Qualificação Profissional. A instituição está cadastrada no MEC-SisTec.


http://sistec.mec.gov.br/consultapublicaunidadeensino



A Instituição educacional tem sede própria na Avenida Transversal Quadra 21, Conjunto “M”, Lotes 22/23, Edifício CENED, CEP 71.571-113, fones (61) 3369-6366 / 3408-1576 / 9605-9723, na cidade do Paranoá, Brasília/Distrito Federal e para melhor atender seu público-alvo local dispõe de filiais estabelecidas nas seguintes cidades do Distrito Federal: Taguatinga – DF e Gama – DF.



Regidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/96), art. 39 e regulamentados pelo Decreto Federal nº. 5.154/2004, art. 1º, Inciso I, os cursos de Formação Inicial e Continuada ofertados por esta instituição educacional têm organização curricular própria, como programa de Qualificação Profissional, da forma modular de estudo individualizado, sendo disponibilizados ao(s) cursista(s) de forma contínua e ininterrupta, na modalidade de ensino a distância, com cargas horárias diferenciadas.



CURSOS OFERTADOS


A instituição oferta, por meio deste site, cursos de FORMAÇÃO INICIAL e CONTINUADA, que têm por objetivo desenvolver competências para a vida produtiva e social dos cursistas, compreendendo os cursos de capacitação, qualificação profissional, atualização e profissionalizantes, em todos os níveis de escolaridade.



Os cursos de Formação Inicial e Continuada ou de Qualificação Profissional ofertados por esta instituição educacional têm organização curricular própria, como programa de Qualificação Profissional, da forma modular de estudo individualizado, sendo disponibilizados ao(s) cursista(s) de forma contínua e ininterrupta, na modalidade a distância, com cargas horárias diferenciadas.



Os cursos de Formação Inicial e Continuada ou de Qualificação Profissional ofertados por esta instituição educacional têm organização curricular própria, como programa de Qualificação Profissional, da forma modular de estudo individualizado, sendo disponibilizados ao(s) cursista(s) de forma contínua e ininterrupta, na modalidade de ensino a distância, com cargas horárias diferenciadas. São regidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº. 9.394/96), art. 39 e regulamentados pelo Decreto Federal nº. 5.154/2004, art. 1º, Inciso I.



Os critérios básicos para a organização dos cursos e para seu planejamento curricular são o atendimento às demandas dos cidadãos, do mundo do trabalho e da sociedade. A instituição adota uma visão prospectiva, levando em conta as transformações em curso e as tendências e cenários de futuro, para que sua organização e planejamento se mantenham úteis para os cidadãos, as empresas e a sociedade.



Os cursos disponíveis abrangem mais de 200 temas, nas diversas áreas do conhecimento, a saber:


• Educação;

• Alfabetização;

• Criança e Adolescente;

• Direito;

• Idiomas;

• Educação Especial;

• Saúde;

• Informática;

• Profissionalizantes; e

• Outras áreas específicas.

 

Até a presente data, a Escola CENED soma mais de 114.000 (cento e quatorze mil) cursos iniciados e concluídos, em diversos temas e áreas do conhecimento.

 

[Voltar ao topo]

 

PÚBLICO-ALVO


Atualmente a Escola CENED atende a:

• Servidores públicos das esferas federal, estadual e municipal das diversas Unidades da Federação;

• Servidores das Secretarias do Governo do Distrito Federal, das áreas de educação, saúde e da administração direta;

• Servidores do Poder Judiciário e do Ministério Público do DF;

• Servidores das Universidades Federais;

• Estudantes universitários;

• Assegurados que recebem o benefício do seguro-desemprego;

• Sistema Prisional - Internos no regime fechado ou semiaberto;

• Profissionais de diferentes áreas; e

• Comunidade escolar em geral.

 


[Voltar ao topo]

 

FINALIDADES DO CURSO


Os cursos ofertados pela Escola CENED, além de conferir qualificação profissional ao cursista, são reconhecidos para as seguintes finalidades:



• Incentivo, adicional de qualificação, progressão funcional e titulação a servidores da administração pública municipal, estadual ou federal, previstos em Planos de Carreiras;

• Extensão e complementação de atividades acadêmico-científico-culturais a estudantes universitários;

• Prova de títulos para concurso público;

• Prova de títulos para processo seletivo na administração pública e privada;

• Benefício de remição da pena por estudo, previsto na Lei nº 12.433/2011;

• Condicionalidade para recebimento do benefício do seguro-desemprego, previsto no Decreto Presidencial nº 7.721, de 16/04/2012;

• Outras exigências específicas no setor privado e público.



[Voltar ao topo]

 

MODALIDADES DE ENSINO


Os cursos poderão ser ofertados nas modalidades a DISTÂNCIA (online), SEMIPRESENCIAL ou PRESENCIAL, de acordo com o interesse do cursista ou de um grupo de cursistas (empresa privada ou órgão público), na forma a seguir:



• A DISTÂNCIA (online): quando a matrícula em cada curso é individual por aluno, com horário livre para estudos, sem encontros presenciais e dispensada a formação de turma por tema; e



• SEMIPRESENCIAL ou PRESENCIAL: formação de turma por grupo de cursistas com interesse em um mesmo tema e com encontros presenciais, a pedido de uma empresa privada ou órgão público.


 

[Voltar ao topo]

 

MATERIAL DIDÁTICO


O material didático, composto por apostilas de estudos autoexplicativas, trata de temas dos mais simples aos mais complexos, passo a passo, em linguagem clara e de fácil entendimento.



As apostilas apresentam conteúdo completo sobre cada tema, sem necessidade de pesquisa em outras fontes para responder a AVALIAÇÃO FINAL. São elaboradas por equipe técnica-pedagógica competente, composta por profissionais especialistas, mestres e doutores nas diversas áreas do conhecimento, com direitos autorais registrados em Cartório do Distrito Federal.



A apostila aborda o programa completo do curso, sendo dividida por seções. Cada seção apresenta:



• Exposição do conteúdo por meio de textos práticos, objetivos e ilustrados, abordando a teoria e a prática.


• Verificação da aprendizagem a ser realizada pelo aluno para autoavaliação (avaliação dos seus conhecimentos);


• Gabarito de respostas para o aluno verificar seus acertos e na hipótese de erros, corrigi-los.



[Voltar ao topo]

 

MÉTODOS DE AVALIAÇÃO


Em cada curso o aluno é submetido a dois métodos avaliativos:


• AUTOAVALIAÇÃO: o cursista se auto avalia quando realiza as verificações da aprendizagem propostas na apostila e confere seus acertos e erros;



• AVALIAÇÃO FINAL: o cursista é avaliado por meio de uma prova final e online, cuja pontuação mínima para aprovação é de 70% do total da pontuação da prova.



[Voltar ao topo]



 

CERTIFICADO E SUA EXPEDIÇÃO


O certificado de conclusão do curso será assinado pelo Diretor e Secretário Escolar, contendo neste documento, o rendimento, a carga horária, o conteúdo programático, o período de realização, fundamentação legal e os dados do registro do título.



A emissão dos certificados de cursos de Formação Continuada ou de Qualificação Profissional fundamenta-se no § 2º, do artigo 3º, do Decreto nº 5.154 de 23/07/2004, parágrafo único, do artigo 52, da Resolução nº. 1/2012 do Conselho de Educação do Distrito Federal e no item II, do Parecer nº 64/2004 do Conselho de Educação do Distrito Federal.



O certificado será registrado em livro digital, incluindo, além do número do título, dados do cursista, nota de aproveitamento, período de realização e demais informações pertinentes.



O número do registro do certificado será o meio pelo qual se identificará a autenticidade do certificado junto à Escola CENED ou por meio do endereço eletrônico: www.ceneddf.com.br/documentos



A validação dos Certificados ocorrerá, exclusivamente, pela Secretaria da Escola CENED, por ser dispensada a revalidação dos referidos Certificados, conforme disciplina o art. 53 da Resolução nº 1/2012 do Conselho de Educação do DF.



A segunda via do certificado poderá ser solicitada e encaminhada, via Correios, pela Secretaria da Escola CENED ao solicitante.



[Voltar ao topo]



REGISTRO E RECONHECIMENTO DOS CURSOS


Os cursos de Formação Inicial e Continuada ou de Qualificação Profissional são dispensados de Registro no MEC, sendo autorizados pela Lei Federal nº. 9.394/96, de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), art. 39 § 2º, inciso I, regulamentados pelo Decreto Federal nº. 5.154/2004, art. 1º, inciso I. No DF, são normatizados pela Resolução nº. 1/2012 do Conselho de Educação do Distrito Federal, arts. 51 a 53. Portanto, os cursos de Formação Inicial e Continuada ou de Qualificação Profissional têm validade em todo o território nacional.




[Voltar ao topo]

buscar
Atendimento
Veja mais