Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

TEORIAS, PROCESSOS E IDENTIDADES NO CURRÍCULO ESCOLAR

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar o conhecimento acerca do currículo enquanto prática educacional, destacando as diferentes tendências curriculares, propiciando uma reflexão sobre a importância do currículo na escola.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Definir os conceitos relacionados às Tendências Curriculares Pedagógicas existentes na história da educação brasileira;

Identificar os diferentes tipos de currículos presentes no ambiente escolar;

Conhecer a legislação existente no país sobre a organização curricular;

Identificar as especificidades curriculares pertinentes ao atendimento dos alunos com necessidades especiais educacionais;

Oferecer meios de identificar as possibilidades de intervenção curricular dos alunos com necessidades especiais educacionais;

Analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais proposta;

Compreender as características do currículo na educação infantil;

Analisar a importância do papel do professor e demais profissionais da educação para a construção de um currículo acessível;

Entender o conceito de Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação Inclusiva;

Analisar as políticas públicas existentes acerca da Educação Inclusiva que legitimam o Atendimento Educacional Especializado;

Compreender a importância do currículo na perspectiva da Escola Inclusiva;

Conhecer a legislação vigente sobre o Atendimento Educacional Especializado;

Entender a importância do currículo na perspectiva da Educação inclusiva.

Conteúdo Programatico

CONCEITOS E CONCEPÇÕES TEÓRICAS DO CURRÍCULO: Definições sobre o currículo escolar; Tendências curriculares na escola; Tipos de currículos.


DIRETRIZES CURRICULARES NACIONAIS E A EDUCAÇÃO BÁSICA: Fundamentação legal; Organização curricular; A organização da educação básica; O projeto político pedagógico; O currículo e a avaliação escolar.


O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE: O currículo e a educação infantil; O currículo e a educação indígena; O currículo e a educação para o campo; Educação escolar quilombola; Educação de ensino médio e a educação profissional.


O CURRÍCULO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA: O currículo na escola inclusiva; Atendimento educacional especializado; Adaptação/adequação curricular; Condições de acessibilidade do currículo; O currículo e a educação precoce.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar