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Nome do curso

HIPERATIVIDADE: UMA PROBLEMÁTICA DA SALA DE AULA

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar a compreensão sobre os transtornos funcionais específicos com ênfase na hiperatividade e as suas implicações no contexto educacional, viabilizando uma reflexão crítica sobre o atendimento educacional direcionado a esse alunado, no contexto da escola inclusiva.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer a legislação educacional existente acerca dos transtornos funcionais específicos que envolvem os alunos que apresentam transtorno do déficit de atenção/hiperatividade - TDAH, dislexia, discalculia, disortografia, disgrafia, dislalia, transtorno de conduta e distúrbio do processamento auditivo central – DPAC que legitimam o atendimento educacional para esse alunado;

Compreender que os alunos que apresentam transtornos funcionais específicos  não fazem parte da educação especial, mas devem ser atendidos na escola comum em articulação com a rede de apoio da educação especial, devido à falta de implementação de uma política nacional diferenciada aos estudantes com transtornos funcionais específicos;

Entender o funcionamento e a organização do atendimento educacional especializado bem como da rede de apoio educacional voltada para o aluno com necessidades especiais educacionais;

Identificar o serviço especializado de apoio à aprendizagem e as suas atribuições voltado ao atendimento complementar dos estudantes com transtornos funcionais específicos;

Identificar as principais características do estudante com TDAH e hiperatividade; 

Refletir sobre a importância de se criar estratégias que estimulem a participação do aluno com TDAH em sala de aula;

Entender a importância da avaliação diagnóstica e da avaliação formativa para os estudantes com hiperatividade; 

Reconhecer a importância do trabalho conjunto escola/família para um melhor desempenho do estudante com hiperatividade;

Compreender os principais conceitos e ações afirmativas de inclusão, acesso e permanência que envolvem o desenvolvimento da educação para à diversidade.

Conteúdo Programatico

CONHECENDO O TDAH: Concepções Teóricas; Histórico; A importância da Inclusão para os Portadores de Necessidades Especiais.


HIPERATIVIDADE: Causas do Transtorno; TDAH no Contexto Escolar; Orientação nas Intervenções; Orientações Psicopedagógicas; Pressuposto Prático; TDAH no contexto Familiar.


DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO: Coleta e Observação; Diagnóstico do TDAH; Tratamento; Percebendo a realidade; Esclarecendo dúvidas.


TDAH NA VIDA ADULTA: Diagnóstico; Consequências; Amenizando os Sintomas; Considerações Finais.

Certificado de conclusão


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