GEOGRAFIA FÍSICA DO DISTRITO FEDERAL
R$160.00
180 horas
Ampliar os conhecimentos acerca dos elementos históricos, geográficos e políticos relacionados ao conteúdo da Geografia Física do DF, redirecionando a prática educacional.
Compreender o processo histórico de escolha do espaço geográfico onde seria construída a capital do Brasil;
Entender a dinâmica da ocupação do solo e suas possíveis consequências no clima da cidade;
Descrever como foi concebido o Plano Diretor de Ordenamento Territorial (PDOT);
Identificar os diversos tipos de solo e de vegetação que compõem a geografia do Distrito Federal;
Promover a conscientização dos estudantes quanto à questão ecológica, dentro da proposta de uma educação com consciência social;
Constatar como a ocupação desordenada do solo pode trazer consequências funestas para a vida do cidadão;
Entender a importância da criação do Lago Paranoá e seus reflexos no clima do Distrito Federal;
Propor atividades que possam corroborar para o processo de entendimento da importância do cuidar da natureza;
Despertar nos estudantes o gosto pelas questões relacionadas ao ecologicamente correto;
Conhecer as Regiões Administrativas do Distrito Federal, assim como a necessidade da criação de novas RAs;
Desenvolver a visão crítica dos estudantes no que se refere ao processo de ocupação do solo;
Propiciar momentos agradáveis e de sensibilidade dentro do espaço escolar, de modo a contribuir para o processo de ensino e de aprendizagem;
Contribuir para elevação dos índices de aprovação e de rendimento dos estudantes da rede pública de ensino do Distrito Federal.
HISTÓRICO DA CRIAÇÃO DO DISTRITO FEDERAL: Considerações Iniciais; O início da construção da cidade; A dinâmica das ocupações do solo; O Lago Paranoá; PDOT; A criação de Taguatinga; A Agenda; A Missão Cruls; O Sítio Castanho.
ASPECTOS GEOGRÁFICOS: Meio físico – hidrografia; As bacias hidrográficas do Distrito Federal; Disponibilidade hídrica superficial; Efeitos hidrológicos – sequência de mudanças; Clima; O regime sazonal; Isoietas do Distrito Federal.
CARACTERÍSTICAS ECOLÓGICAS: Tipos de solo; Geomorfologia; O bioma cerrado; Vegetação, flora e unidades de conservação na bacia do Paranoá; Reservas de biosfera do cerrado; Áreas de proteção ambiental; Estações ecológicas; Reservas ecológicas; Áreas de relevante interesse ecológico; Áreas de proteção de mananciais; Floresta Nacional de Brasília; Parque ecológico e de uso múltiplo; Corredores Ecológicos; Ilhas do Lago Paranoá.
MEIO AMBIENTE: O processo de ocupação das margens; Regiões Administrativas do Distrito Federal; Parcelamentos irregulares na bacia do Lago Paranoá; Sustentabilidade ameaçada – assoreamento progressivo; O grito do Jaburu; Agenda de sustentabilidade; Informações Complementares; Cronologia; Algumas curiosidades.