Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

PSICOGÊNESE DA ALFABETIZAÇÃO: NÍVEIS SILÁBICO - ALFABÉTICO E ALFABÉTICO.

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar o conhecimento sobre a psicogênese da alfabetização com enfoque nos estágios: silábico-alfabético e alfabético, relacionados a aquisição da construção da língua escrita, redirecionando a práxis educativa a fim de desenvolver propostas adequadas aos estudantes.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias e sugerir diferentes frentes de trabalho que podem ser utilizadas, modificadas e adaptadas, objetivando tornar o processo de alfabetização mais prazeroso.

Promover a atualização do professor no conhecimento das inovações pedagógicas sobre as formas de alfabetizar;

Oferecer ao professor alfabetizador bases teóricas e práticas relativas ao processo de alfabetização de crianças;

Auxiliar na construção do processo de alfabetização das crianças e intervir na sua evolução de forma lúdica e criativa;

Conhecer inovações pedagógicas e formas mais eficazes de alfabetizar crianças;

Identificar os estudantes que se encontram nos níveis silábico e silábico-alfabético;

Disponibilizar ao professor o conhecimento das bases teóricas de alfabetização numa perspectiva construtivista sociointeracionista;

Permitir que as crianças construam o seu processo de ler e escrever dentro de seus ritmos particulares, tendo como base o nível silábico-alfabético e alfabético;

Instrumentalizar o professor com sugestões de atividades para o diagnóstico e avanço de seus alunos nos níveis silábico-alfabético e alfabético;

Propiciar condições para que o professor possa identificar a fase de alfabetização na qual cada um de seus alunos se encontra;

Contribuir para o enriquecimento do currículo escolar do professor, de modo que isso reflita de forma positiva no cotidiano em sala de aula;

Propor atividades para serem adotadas no nível psicogenético silábico-alfabético; 

Elaborar atividades para o nível alfabético.

Conteúdo Programatico

A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O Problema; Causas do Problema; A Cartilha; Como reconhecer um bom livro de Alfabetização.


O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: Aspectos a Considerar; Alfabetização: Revendo Concepções; Alfabetização ou Letramento?.


CONSIDERAÇÕES SOBRE A ALFABETIZAÇÃO: O milagre de alfabetizar; O que a criança pensa sobre ler e escrever; Princípios metodológicos; O alfabetizador que faz a diferença; Como fazer a abordagem dos alunos; A construção da base alfabética.


NÍVEL SILÁBICO-ALFABÉTICO: Introdução ao nível silábico-alfabético; Nível conceitual silábico-alfabético; Trabalho didático para o nível silábico-alfabético; Silábico-alfabético: objetivos; Metodologia; O trabalho com letras, palavras, sílabas e textos; Sugestões de atividades para o nível silábico-alfabético.


NÍVEL ALFABÉTICO: Introdução ao nível alfabético; Nível conceitual-alfabético; Trabalho didático para o nível alfabético; Nível alfabético: objetivos; Metodologia; O trabalho de leitura e produção de textos.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES: Sugestões de atividades para o trabalho com textos; Sugestões de atividades para o trabalho com sílabas; Sugestões de atividades para o trabalho com letras; A produção de texto na alfabetização; Entrevista com Emília Ferreiro: Alfabetização e cultura escrita; Entrevista com Emília Ferreiro: O ato de ler evolui; Artigo: “Vou alfabetizar todos eles até o fim do ano”.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar