Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

PSICOGÊNESE DA ALFABETIZAÇÃO: NÍVEIS PRÉ-SILÁBICO E SILÁBICO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar o entendimento sobre a psicogênese da alfabetização com enfoque nos estágios: pré-silábico e silábico, relacionados a aquisição da construção da língua escrita, redirecionando a práxis educativa a fim de desenvolver propostas adequadas aos estudantes.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias e sugerir diferentes frentes de trabalho que podem ser utilizadas, modificadas e adaptadas, objetivando tornar o processo de alfabetização mais prazeroso.

Promover a atualização do professor no conhecimento das inovações pedagógicas sobre as formas de alfabetizar;

Oferecer ao professor alfabetizador bases teóricas e práticas relativas ao processo de alfabetização de crianças;

Auxiliar na construção do processo de alfabetização das crianças e intervir na sua evolução de forma lúdica e criativa;

Conhecer inovações pedagógicas e formas mais eficazes de alfabetizar crianças;

Identificar os estudantes que se encontram nos níveis silábico e silábico-alfabético;

Disponibilizar ao professor o conhecimento das bases teóricas de alfabetização numa perspectiva construtivista sociointeracionista;

Permitir que as crianças construam o seu processo de ler e escrever dentro de seus ritmos particulares, tendo como base o nível silábico-alfabético e alfabético;

Instrumentalizar o professor com sugestões de atividades para o diagnóstico e avanço de seus alunos nos níveis silábico-alfabético e alfabético;

Propiciar condições para que o professor possa identificar a fase de alfabetização na qual cada um de seus alunos se encontra;

Contribuir para o enriquecimento do currículo escolar do professor, de modo que isso reflita de forma positiva no cotidiano em sala de aula;

Propor atividades para serem adotadas no nível psicogenético silábico-alfabético; 

Elaborar atividades para o nível alfabético.

Conteúdo Programatico

ALFABETIZAÇÃO: MÉTODOS UTILIZADOS E CORRENTES DE ENSINO: O que é Alfabetização?; Métodos de Alfabetização; Correntes de Ensino; Países e Métodos de Ensino.


A HISTÓRIA DOS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL: 1º Momento - A Metodização do Ensino da Leitura; 2º Momento - A Institucionalização do Método Analítico; 3º Momento - A Alfabetização sob medida; 4º Momento - Alfabetização: construtivismo e desmetodização; Modernidades em Alfabetização.


PRIMEIRAS CONSIDERAÇÕES: Alfabetizar – palavra inicial; O que a criança pensa sobre ler e escrever?; Princípios metodológicos; A postura do alfabetizador; Como começar; A construção da base alfabética.


O NÍVEL PRÉ-SILÁBICO: Introdução ao nível pré-silábico; Nível conceitual pré-silábico 1; Nível conceitual pré-silábico 2; Objetivos para o nível pré-silábico 1 e 2; Princípios metodológicos; Aspectos topológicos do traçado das letras; O aprendizado das letras.


AS PRIMEIRAS PALAVRAS E OS PRIMEIROS TEXTOS: O trabalho com as palavras inteiras; O trabalho com o texto e sua escrita espontânea; Vinculação do texto escrito com o discurso oral; Sugestões de atividades para o nível pré-silábico.


O NÍVEL SILÁBICO: Introdução ao nível silábico; Nível conceitual silábico; Trabalho didático para o nível silábico; Nível silábico – objetivos e metodologia; O trabalho com letras, palavras e textos; Sugestões de atividades para o nível silábico; Entrevista com Emília Ferreiro – Alfabetização e cultura escrita; Entrevista com Emília Ferreiro – O ato de ler evolui; Artigo: Alfabetizar é todo dia.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar