Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A MATEMÁTICA E O LÚDICO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Reconhecer que os jogos e as brincadeiras constituem recursos de suma importância, capazes de adequar a matemática às situações reais, instigando os alunos a pensar e a desenvolver o raciocínio lógico.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Reconhecer o lúdico como peça fundamental no ensino da matemática;

Compreender a temática dos jogos matemáticos e o momento certo para se aplicar;

Despertar no aluno o gosto pela matemática, lançando mão do lúdico em diversas situações escolares;

Perceber a criança como construtora do conhecimento, compreendendo que a construção da lógica formal passa pela construção da lógica da criança que está se desenvolvendo;

Desenvolver uma prática de ensino que favoreça o gosto pela aprendizagem da matemática.

Conteúdo Programatico

A MATEMÁTICA LÚDICA: Introdução; Algumas considerações histórico-filosóficas sobre o lúdico; O lúdico na pedagogia medieval; O lúdico na pedagogia atual; Desmistificando a matemática; O número; A escola pública e o lúdico; A matemática e as suas divisões; As partes que compõem a matemática; Como trabalhar cada parte de forma lúdica; Algoritmo: Buscando significados em uma abordagem lúdico-histórica; Trabalhando os significados e a presença do lúdico.


A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA: O porquê da matemática no ensino; As crianças e a matemática; O sistema educativo; O ideal e o real; O que é a literacia matemática?; O problema da aprendizagem da matemática; Culpem os professores; Fases de evolução da matemática; O lúdico X A matemática X O educador; O limite X Atividades lúdicas matemáticas.


A PERSPECTIVA DA MATEMÁTICA: Letramento e alfabetização – Alfabetizar com números; A alfabetização matemática; A natureza da matemática recreativa; A utilidade da matemática recreativa; Quando é que a matemática recreativa é útil?; A aprendizagem da criança: música, movimento e matemática; Como a criança aprende?; Tempo de explorar; Como se põe em prática na aula; Como educadores e professores podem promover o pensamento matemático; Matemática: o terror dos alunos e o desafio a ser vencido pelos professores; Inovando para ensinar e encantar; Os números na realidade do dia-a-dia; Material concreto e material técnico: Qual utilizar?; Dicas para uma aula de matemática sem erros, nem de cálculo, nem de ensino.


MATEMÁTICA: JOGOS, BRINCADEIRAS E A APRENDIZAGEM: Aprender brincando; Vivenciando a matemática; Os jogos no ensino da matemática; Um bom brinquedo; Emoções e habilidades sociais; Como e porquê utilizar os jogos no ensino; Jogos e brincadeiras: internalizando o conteúdo matemático; Jogos que estimulam a criatividade; O papel do professor; Coleções ensinam matemática; O que reunir e para quê; Noção de quantidade; Escrever como se deve – 4 anos; Somas e subtrações – 5 anos; Resolução de problemas – 6 anos; Como a criança aprende a registrar números.


A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: A resolução de problemas e o entendimento dos números; A literatura infantil e a resolução de problemas em matemática; A seleção dos livros com vistas ao trabalho matemática / literatura infantil; A abordagem do jogo na perspectiva da resolução de problemas.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar