Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE INFANTOJUVENIL: INTERVENÇÕES E ENCAMINHAMENTOS

Investimento

R$170.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar o entendimento relacionado à violência e à criminalidade infantojuvenil, estabelecendo propostas, intervenções e encaminhamentos fundamentados no que se refere às mesmas.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Entender a importância de uma prática pedagógica cotidiana que considere a temática do combate à violência como parte integrante do currículo; 

Promover uma reflexão crítica acerca do bullying no ambiente escolar; 

Identificar o sistema de garantia de direitos e a rede de apoio presente na comunidade escolar para o desenvolvimento de ações educacionais que promovam o combate à violência no espaço escolar;

Compreender a importância de trabalhar a educação em direitos humanos como forma de enfrentamento de situações críticas e de formação de valores humanos, comprometidos com as questões sociais e ambientais; 

Desenvolver projetos em educação em direitos humanos numa perspectiva interdisciplinar, utilizando o conteúdo específico de cada matéria, articulando com outras áreas do conhecimento, analisando os problemas sociais e ambientais tendo como base o pensamento crítico e inovador.

Conteúdo Programatico

O NOSSO ADOLESCENTE: Principais características; Um resgate histórico da adolescência; As novas identificações e a refundição dos ideais na adolescência.


BREVE HISTÓRICO DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE: a. Introdução; b. O trabalho – mecanismo disciplinador da criança pobre; A nova concepção de aprendizagem no contexto da proteção integral; O contrato de aprendizagem; Os direitos trabalhistas do empregado aprendiz; A aprendizagem e o terceiro setor; A aprendizagem e as escolas técnicas; A aprendizagem e os serviços nacionais de aprendizagem.


LIBERDADE ASSISTIDA E CIDADANIA: PARADOXOS E DESAFIOS: c. Introdução; Sociedade capitalista x cidadania; A luta pelos direitos das crianças e dos adolescentes; A liberdade assistida x cidadania: reflexões; O papel do assistente social neste processo.


ABUSO E EXPLORAÇÃO SEXUAL CONTRA CRIANÇAS E ADOLESCENTES: d. Introdução; e. Abuso físico; Abuso sexual; Abuso psicológico; Apelidos depreciativos; Negligência; Exploração sexual: pedofilia, prostituição e tráfico de crianças e adolescentes; Conivência de autoridades públicas e da sociedade; Exploração por grupos organizados; Pedofilia; Prostituição infanto-juvenil; Orientações básicas para a identificação, intervenção e encaminhamento de casos de abuso contra crianças e adolescentes.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar