Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A ARTE DE OUVIR E CONTAR HISTÓRIAS

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Utilizar-se da leitura, através da contação de histórias, como metodologia para o desenvolvimento do sujeito em seu sentido amplo: imaginação, percepção, audição, interpretação, concentração, prazer e hábito.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Estabelecer relações entre a prática pedagógica e a contação de histórias;

Entender como o contato do lúdico com a literatura pode acontecer através da contação de histórias;

Compreender como a expressão criadora estabelece um canal de interlocução entre as atividades verbais e lúdicas e a leitura;

Conhecer diversos tipos de histórias infantis;

Despertar o interesse e hábito de leitura, associando à reprodução oral e interpretação dentro do contexto escolar;

Perceber a importância da contação de história para a formação de bons leitores;

Ressignificar o contexto do ensino-aprendizagem através da literatura infantil;

Despertar a reflexão acerca dos benefícios da formação de leitores.

Conteúdo Programatico

A ARTE DE CONTAR HISTÓRIAS: A importância de se contar histórias; Tipos de histórias e formas de contação; O bom contador de histórias; Preparando a história; Orientações para se contar histórias; Que histórias contar? Adequando a faixa etária às áreas de interesse; Oficinas de contação de histórias – o contador profissional.


OS CONTOS INFANTIS: A simbologia dos contos; A imaginação; A oralidade; A criança que ouve histórias; Formando crianças leitoras.


CONTANDO HISTÓRIAS EM SALA DE AULA: Contar Histórias: Será que eu levo jeito? (Laerte Vargas); Cultura Popular; Parlendas; Trava-línguas; Adivinhações; A fabulação como elemento formador; Literatura infantil: um mundo de imaginação, sonhos e fantasias.


OS CONTOS DE FADAS: Escola: lugar de se contar, ler e ouvir Contos de Fadas; Aprendendo e imaginando com os Contos de Fadas; Os Contos de Fadas na formação da personalidade; O olhar psicanalítico sobre os Contos de Fadas; O maravilhoso nos Contos de Fadas; Os pais devem ou não saber narrar Contos de Fadas?; O papel do conto na Educação; Os professores e os Contos de Fadas.


AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS NA EDUCAÇÃO: Pequeno histórico; O fascínio sobre as crianças; Como as histórias em quadrinhos afetam a educação de seus leitores?; Limites e possibilidades do uso pedagógico.


LITERATURA PARA CONTADORES DE HISTÓRIAS: Alguns Contos e Fábulas Infantis; Contos Maravilhosos; Lenda; Contos para Pré-Adolescentes; Causos.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar