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O PRAZER DE ENSINAR E APRENDER MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: JOGOS, SUGESTÕES E ALTERNATIVAS

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aprofundar os estudos sobre as técnicas de ensino na área de matemática através de jogos e uso de materiais concretos, a fim de aumentar a motivação dos alunos para a aprendizagem com ênfase na matemática, estimulando a autoconfiança, a organização, a concentração, a atenção, o raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Analisar a história da Matemática no âmbito escolar, assim como as características e tendências atuais;

Apresentar as características e tendências atuais voltadas ao ensino de matemática no Ensino Fundamental, sob a orientação dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs);

Perceber a importância do lúdico no processo de ensino aprendizagem da matemática.

Compreender a sala de aula como um espaço no qual as crianças ficam imersas no processo de apropriação da linguagem matemática, com ampla exposição aos materiais que contenham informações do cotidiano como gráficos, tabelas, relógios, etc;

Reconhecer a importância da prática da reflexividade pautada na ação práticateoriaprática;

Refletir sobre a função da informática no ensino da matemática;

Reconhecer que a solução de problemas é de fundamental importância por motivar os alunos a adequarem a matemática às situações reais, instigando-os a pensar e a desenvolver o raciocínio lógico.

Conteúdo Programatico

HISTÓRIAS SOBRE O ENSINO DA MATEMÁTICA: O ensino da Matemática no Brasil – Colônia; As Escolas Militares e o Colégio D. Pedro II; A Modernização da Matemática.


A MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL: Visão Atual; Os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s).


A INFLUÊNCIA DOS JOGOS NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Os Jogos Matemáticos nas Séries Iniciais; A Função Educativa do Jogo; Os Jogos Matemáticos como Recursos Didáticos; Curiosidades e Jogos Matemáticos.


A PSICOPEDAGOGIA E A INFORMÁTICA NO ENSINO DA MATEMÁTICA: Mr. Marh – Uma Aplicação de Inteligência Artificial voltada ao Ensino da Matemática; A Aplicação da Inteligência Artificial em Educação; A Teoria das Inteligências Múltiplas.


TRABALHANDO COM MATERIAL DOURADO E BLOCOS LÓGICOS: O Material Concreto na Sala de Aula; Dicas para Utilizar Materiais Concretos na Sala de Aula; O Material Dourado; Cuidados na Utilização do Material Concreto; O Material Dourado e a Adição; O Material Dourado e a Subtração; O Material Dourado e a Multiplicação; O Material Dourado e a Divisão; Atividades para as Séries Iniciais; O Material Dourado Planificado; Os Blocos Lógicos; Outros Materiais Concretos; A geometria cria situações para aprendizagem da álgebra.


A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS: O jogo e a resolução de problemas no ensino: busca de semelhanças; Derrubando tabus quanto à resolução de problemas.

Certificado de conclusão


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