Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A ARTE DE ESCREVER E QUESTÕES PRÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

200 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar ao cursista uma reflexão acerca das funções que as diversas linguagens exercem, bem como a própria linguagem escrita, compreendendo o uso dessa na realização de práticas sociais de natureza textual discursiva, levando-o  a entender os sentidos dos textos através de um pensar sobre o caráter heterogêneo do uso prático da língua em sua aplicabilidade na forma escrita.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Desenvolver competências comunicativas integrando-as à produção oral/escrita de textos que circulam em diferentes esferas de comunicação;

Fazer uso da linguagem como veículo de aprendizagem, acesso, compreensão e uso de informações presentes nos textos;

Compreender e analisar criticamente os usos da língua como instrumento de valores e preconceitos de classe, credo, gênero, procedência e/ou etnia; 

Compreender o papel de estruturas linguísticas na construção de uma boa redação;

Compreender e interpretar textos escritos em diferentes contextos/situações de participações sociais;

Identificar, reconhecer e analisar figuras de linguagem em diferentes textos; 

Promover uma reflexão acerca dos vícios de linguagem, viabilizando ao cursista uma análise crítica da língua, subsidiando-o com exemplos de questões práticas que surgem no dia a dia;

Utilizar o texto como forma de comunicação através de sua diversidade no processo de construção de significados, assim como a expressão do pensamento;

Compreender as palavras como parte dinâmica através dos símbolos que nos rodeiam, bem como fundamentais para a construção do pensamento;

Analisar os mecanismos linguísticos que permitem uma sequência lógico-semântica entre as partes e refletir sobre a significação do texto;

Produzir textos ligados a diferentes esferas, considerando as diversas estratégias  de escrita;

Identificar e analisar gêneros de diferentes constituições tipológicas (narrar, descrever e dissertar) em diferentes contextos (escolar, jornalística, televisiva e literária);

Usar conhecimentos adquiridos por meio da prática de reflexão sobre a língua portuguesa para expandir possibilidades de uso da linguagem/escrita e capacidade de análise crítica;

Compreender as relações verbais e nominais na oração e apresentar as funções que exercem;

Identificar os sinais de pontuação e realizar uma reflexão a partir da função que exercem no universo textual; 

Valorizar os textos como fontes de informação, via de acesso e de possibilidades;

Explorar o campo das ideias a fim de criar e argumentar sobre o que se pretende registrar de forma oral e escrita;

Compreender o sentido da escrita, provocando a necessidade de se buscar ampliação lexical como forma de exprimir ideias com segurança;

Compreender e produzir textos em prosa e poéticos que abordem a realidade em que está inserido.

Conteúdo Programatico

A ARTE DE ESCREVER: Língua e linguagem; Técnicas de uma boa redação; Discurso direto e indireto; Prosa e poesia; Compreendendo e interpretando o texto; Figuras de Linguagem; Vícios de Linguagem.


O TEXTO E A COMUNICAÇÃO: As palavras; Mecanismos de coesão e coerência textuais; Tecendo um texto; O ato de escrever; Tipologia textual – o texto descritivo; Tipologia textual – o texto narrativo; Tipologia textual – o texto dissertativo.


QUESTÕES PRÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA – I: Origem das palavras na língua portuguesa; Ortografia; Emissor e receptor; Concordância nominal e verbal; Casos da concordância nominal; Casos da concordância verbal; Regência nominal e verbal; Dúvidas da língua – meio/meia; quite/quites; incluso/incluído; anexo/anexas; verbos fazer e haver.


QUESTÕES PRÁTICAS DA LÍNGUA PORTUGUESA – II: Pontuação – a vírgula; Crase – casos especiais; Frase, oração, período simples e período composto; Sinônimos, antônimos, homônimos, parônimos; Dúvidas da língua – estada/estadia; a priori/a posteriori; asterisco; em nível de; através/por meio; a fim de/afim; o porque; onde/aonde; mal/mau; demais/mas/mais/de mais; há/a/ah!.


CONHECENDO TEXTOS: Confrontando ideias – criando e argumentando; Escrever não tem mistério; Interpretação de textos poéticos; Criação de texto poético; Interpretação de texto em prosa; Criação de texto em prosa; Redação Oficial; Pronomes de Tratamento.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar