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Nome do curso

EDUCAÇÃO INFANTIL: INTERAÇÕES, JOGOS E DESCOBERTAS

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Adquirir conhecimentos sobre a importância do brincar na educação infantil, na perspectiva da ludicidade como referencial para organização do trabalho pedagógico, possibilitando novas reflexões sobre as práticas de ensino na educação infantil.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer a trajetória histórica da educação infantil no panorama nacional e mundial;

Valorizar o papel social da educação infantil;

Compreender o currículo da educação infantil considerando os seguintes temas transversais: Educação para a diversidade, cidadania e educação em e para os Direitos Humanos e Educação para a Sustentabilidade;

Conhecer os desafios enfrentados pela educação infantil no Brasil;

Promover o estudo da legislação vigente sobre a educação infantil;

Reconhecer a importância do brincar no contexto da educação infantil;

Apontar os desafios iminentes para formuladores e implementadores de projetos de formação de profissionais para a educação infantil.

Conteúdo Programatico

CONHECENDO A TRAJETÓRIA DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Pré-Escola, para quê?; Conclusão.


A PRÉ-ESCOLA E O SOCIAL: O papel social da pré-escola; A pré-escola no contexto da democratização da educação brasileira; Papel social (específico) da pré-escola pública; Contribuições da pré-escola à escola de 1º. Grau; Conclusões.


EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: Introdução; Educação infantil no Brasil: Grandes desafios; A questão do acesso; Concepção de educação infantil e a questão da qualidade; A questão dos recursos humanos; Financiamento e distribuição de competências; Respondendo aos desafios; Considerações finais.


ACESSO À EDUCAÇÃO PARA CRIANÇAS DE 0 A 3 ANOS: A criança de o a 3 anos: uma história de casos e descaso; As crianças atendidas e as não atendidas; A creche como instituição de cuidado... (e educação?) da criança; Desafios para uma política para a infância no Brasil.


FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO INFANTIL: Desafios iminentes para projetos de formação de profissionais para a educação infantil; Educação Infantil – Formação profissional – Profissionais de Educação Infantil; História: Leis e políticas públicas: cuidar/educar como pré-requisito; Criança pequena: Interação social e ampliação do universo de significados; Projetos de formação: desafios iminentes.

Certificado de conclusão


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