Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

PSICOLOGIA PARA QUEM EDUCA

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aprofundar os conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento e sobre as teorias da aprendizagem, redirecionando a prática educacional, considerando os aspectos trabalhados em torno da psicologia e da educação, viabilizando o atendimento adequado a cada estudante.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Permitir que o professor reveja sua identidade enquanto profissional, encontrando um sentido cada vez mais significativo para o seu fazer pedagógico;

Enfatizar que os valores de uma pessoa só podem ser compreendidos considerando-se o contexto histórico de sua existência;

Reconhecer que o conhecimento advindo da psicologia é de grande importância para as ações que norteiam o processo educativo;

Estabelecer relação entre os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos;

Conhecer as principais teorias e propostas do desenvolvimento humano;

Abordar os aspectos básicos das teses: ambientalista e da hereditariedade;

Compreender que o tempo, além da dimensão individual, tem uma dimensão social;

Ressaltar a importância da relação entre o tempo e a existência humana para os estudos do desenvolvimento;

Descrever e explicar as mudanças que ocorrem nos modos de pensar, sentir e agir ao longo da vida;

Apresentar alguns testes de inteligência;

Conhecer os aspectos históricos da psicologia do desenvolvimento;

Entender como se dá o processo de desenvolvimento da aprendizagem;

Analisar os campos de estudo da psicologia do desenvolvimento;

Conhecer as propostas de desenvolvimento de Piaget, Wallon, Watson, Freud e Vygotsky.

Conteúdo Programatico

DESENVOLVIMENTO HUMANO: O estudo do desenvolvimento humano; Campo de estudo da Psicologia do Desenvolvimento; Verificação da Aprendizagem; Texto para leitura e reflexão.


PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS HISTÓRICOS: Aspectos históricos; A evolução do conceito de infância; A sistematização da Psicologia do Desenvolvimento; Texto para leitura e reflexão; Desenvolvimento e aprendizagem da criança.


AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – PARTE I: Proposições teóricas que mais influenciaram a prática pedagógica no Brasil; A tese da hereditariedade na determinação das diferenças individuais; Os testes de inteligência; A tese da hereditariedade e suas influências no processo pedagógico; A tese ambientalista das capacidades mentais; A tese ambientalista e suas influências no processo pedagógico.


AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – PARTE II: As teorias de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo; A teoria de Vygotsky do desenvolvimento cognitivo.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar