PSICOLOGIA PARA QUEM EDUCA
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180 horas
Aprofundar os conhecimentos sobre as teorias do desenvolvimento e sobre as teorias da aprendizagem, redirecionando a prática educacional, considerando os aspectos trabalhados em torno da psicologia e da educação, viabilizando o atendimento adequado a cada estudante.
Permitir que o professor reveja sua identidade enquanto profissional, encontrando um sentido cada vez mais significativo para o seu fazer pedagógico;
Enfatizar que os valores de uma pessoa só podem ser compreendidos considerando-se o contexto histórico de sua existência;
Reconhecer que o conhecimento advindo da psicologia é de grande importância para as ações que norteiam o processo educativo;
Estabelecer relação entre os conhecimentos específicos da Psicologia com os conhecimentos educativos;
Conhecer as principais teorias e propostas do desenvolvimento humano;
Abordar os aspectos básicos das teses: ambientalista e da hereditariedade;
Compreender que o tempo, além da dimensão individual, tem uma dimensão social;
Ressaltar a importância da relação entre o tempo e a existência humana para os estudos do desenvolvimento;
Descrever e explicar as mudanças que ocorrem nos modos de pensar, sentir e agir ao longo da vida;
Apresentar alguns testes de inteligência;
Conhecer os aspectos históricos da psicologia do desenvolvimento;
Entender como se dá o processo de desenvolvimento da aprendizagem;
Analisar os campos de estudo da psicologia do desenvolvimento;
Conhecer as propostas de desenvolvimento de Piaget, Wallon, Watson, Freud e Vygotsky.
DESENVOLVIMENTO HUMANO: O estudo do desenvolvimento humano; Campo de estudo da Psicologia do Desenvolvimento; Verificação da Aprendizagem; Texto para leitura e reflexão.
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO: ASPECTOS HISTÓRICOS: Aspectos históricos; A evolução do conceito de infância; A sistematização da Psicologia do Desenvolvimento; Texto para leitura e reflexão; Desenvolvimento e aprendizagem da criança.
AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – PARTE I: Proposições teóricas que mais influenciaram a prática pedagógica no Brasil; A tese da hereditariedade na determinação das diferenças individuais; Os testes de inteligência; A tese da hereditariedade e suas influências no processo pedagógico; A tese ambientalista das capacidades mentais; A tese ambientalista e suas influências no processo pedagógico.
AS TEORIAS DO DESENVOLVIMENTO COGNITIVO E SEUS REFLEXOS NA PRÁTICA PEDAGÓGICA – PARTE II: As teorias de Jean Piaget do desenvolvimento cognitivo; A teoria de Vygotsky do desenvolvimento cognitivo.