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Nome do curso

CIDADANIA E ÉTICA NO SERVIÇO PÚBLICO 90 HORAS

Investimento

R$110.00

Formas de pagamentos

90 horas

Objetivos do curso

Elucidar fatos marcantes no âmbito dos direitos humanos, ressaltando os direitos fundamentais (direitos de primeira, segunda, terceira e quarta geração); 

Conhecer e analisar os direitos dos cidadãos (direitos sociais e políticos), assim como os direitos dos cidadãos no recebimento dos serviços públicos; 

Conhecer princípios ou valores fundamentais da administração pública afirmados pela Constituição Federal (eficiência, moralidade, legalidade, publicidade e impessoalidade); 

Compartilhar as informações relacionadas às Garantias Constitucionais: habeas corpus, habeas data, mandado de segurança, mandado de injunção, ação popular, ação civil pública e ação direta de inconstitucionalidade; imprescindíveis a todo cidadão e inclusive o servidor público; 

Elucidar fatos marcantes no âmbito dos direitos humanos partindo de um maior entendimento sobre a sociedade humana e conhecer condições propícias a convivência adequada e satisfatória; 

Revisar ou aproximar o leitor dos direitos relacionados à vida, liberdade, igualdade, segurança e propriedade assegurados pela Constituição Federal de 1988; 

Repassar fatores que interferem no cumprimento dos direitos sociais e no desenvolvimento das ações do servidor público; 

Apresentar algumas ações prejudiciais ao desenvolvimento social e econômico do país, partindo de costumes e hábitos relacionados ao desperdício, transferência de responsabilidade e imediatismo; 

Ressaltar informações sobre a cultura da qualidade, formas de implementá-las no mundo do trabalho do servidor público e seus efeitos na sociedade contemporânea; 

Propiciar conhecimentos relacionados à ética de forma específica (serviço público) e ao mesmo tempo de forma global (sociedade em geral); 

Promover a interligação da ética com a inteligência emocional, no intuito de que as ações dos agentes públicos possam estar direcionadas às vontades éticas da coletividade; 

Facilitar a aplicabilidade da ética em todos os âmbitos profissionais do setor público, fazendo dos espaços de atuação um meio de fortalecimento da relação agente público e sociedade; 

Propiciar conhecimentos sobre a historicidade das relações de trabalho e espécies de conduta profissional nas diferentes épocas da humanidade, fazendo com que se direcione uma atenção às mudanças de padrões comportamentais relacionados à ética e cidadania; 

Repassar conhecimentos sobre ética profissional, visando à aplicabilidade desses conceitos na prática e atuação dos servidores públicos; e incentivando ao conhecimento e entendimento do Código de Ética Profissional do Servidor Público do Poder Executivo Federal; 

Propiciar o entendimento do referido Código de Ética Profissional, a partir da conceituação relacionadas a código, ética, cidadania e temas afins; 

Apresentar as regras deontológicas presentes no Código de Ética mencionado; 

Ressaltar os principais deveres do servidor público; 

Ressaltar as vedações do servidor público; 

Apresentar informações sobre Comissões de Ética, relacionadas à formação, competência e importância de sua aplicabilidade no âmbito do serviço público e na sociedade como um todo.

Conteúdo Programatico

Cidadania e direitos humanos;

As revoluções burguesas e a cidadania;

Injustiça legalizada: discriminação pela cidadania; 

Conceito de cidadania;

Cidadão;

Convivência numa ordem democrática e a sociedade humana;

Cidadania e a constituição de 1988; 

Cidadania e direitos fundamentais; 

Direitos individuais e coletivos;

Garantias constitucionais; 

Direitos sociais; Direitos políticos;

Direitos humanos;

Constituição da República Federativa do Brasil;

Ética profissional;

Conceituação; 

Os valores;

Ética, valores e servidores públicos; 

Ética e inteligência emocional;

Ética profissional como compromisso coletivo; 

O espaço da ética na relação indivíduo e sociedade; 

A ética das profissões;

Ética, moral e moralismo;

Ética no serviço público;

Comportamento profissional;

Organização no trabalho;

Qualidade no atendimento ao público; 

Apresentação; 

Trabalho em equipe;

Eficácia e comportamento interpessoal;

Servidor e opinião pública;

O órgão e a opinião pública;

Fatores positivos do relacionamento;

Comportamento receptivo e defensivo;

Compreensão mútua.

Certificado de conclusão


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