Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A MULTIDIMENSIONALIDADE DA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO

Investimento

R$90.00

Formas de pagamentos

60 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Capacitar o docente, levando-o a refletir sobre a importância das manifestações e dimensões da relação professor-aluno para o exercício de sua práxis, fazendo da sala de aula um espaço privilegiado de negociações e de produção de novos sentidos e significados a respeito, principalmente, dos diferentes conceitos escolares.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Levar o professor a refletir a respeito da aprendizagem em sala de aula como uma experiência de sucesso, em que o aluno constrói uma representação de si mesmo como alguém capaz;

Reconhecer que a construção e apropriação de conhecimentos compreende a relação entre professor e aluno, que participam desse processo essencialmente pela interação e a mediação entre si; 

Compreender que no processo ensino-aprendizagem a motivação é fator fundamental, cabendo ao professor procurar meios que estimulem os interesses dos seus alunos pelas aulas;

Perceber os resultados não intencionais que estão presentes na relação professor-aluno;

Analisar o que realmente é ensinado e aprendido em sala de aula e os fatores que interferem nesse processo;

Conhecer as características e atitudes dos professores que mantêm um bom relacionamento com os alunos;

Perceber o perfil do bom professor, segundo a ótica do aluno;

Conceber uma visão de si mesmo, enquanto professor;

Refletir sobre o papel do professor, como ele é e como poderia ser;

Compreender a multidimensionalidade da relação professor-aluno.

Conteúdo Programatico

A RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO E OS RESULTADOS NÃO-INTENCIONAIS: Os resultados não intencionais; Verificação da aprendizagem; Características e atitudes dos professores que mantém bom relacionamento com os alunos; O bom professor visto pelos alunos; Características pessoais; Atitudes e condutas: como nos vemos como professores; Reflexão sobre como somos e como podemos ser; Decálogo do bom professor.


OS DIVERSOS ASPECTOS ENVOLVIDOS NA RELAÇÃO PROFESSOR-ALUNO: Relação a partir da motivação; Perspectivas psicológicas e educativas; Motivação e necessidades dos alunos; Ações do professor e necessidades dos alunos; Dar estrutura ao aprendizado; Apoiar a autonomia do aluno; Os efeitos recíprocos da relação professor-aluno; Conduta do professor e percepção dos alunos; Conduta do professor e motivação dos alunos; Dedicação do aluno e conduta do professor.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar