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Nome do curso

GESTÃO ESCOLAR

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Analisar elementos teóricos e legislativos para a compreensão da gestão democrática, desenvolvendo uma visão crítica em relação à política educacional e à gestão pedagógica.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Refletir sobre o papel social da escola;

Analisar as políticas educacionais nacionais e locais, bem como os seus apontamentos quanto à gestão democrática na educação pública;

Estabelecer a relação entre escola, educação e cidadania;

Relacionar a política educacional e o trabalho de gestão pedagógica, articulando-os com a função social da escola;

Entender a relação entre projeto político pedagógico e gestão pedagógica;

Compreender a importância da articulação permanente entre o gestor e a comunidade escolar;

 Identificar as formas de participação da comunidade na gestão democrática da escola;

Relacionar o planejamento de rede escolar na promoção da equidade e eficiência na gestão;

Identificar os elementos necessários para a construção de uma avaliação institucional;

Promover análise do financiamento da educação escolar pública com a organização escolar. 

Conteúdo Programatico

O PAPEL DA ESCOLA NO MUNDO CONTEMPORÂNEO: Introdução; A Função Social da Escola; Mudanças Legais – Uma Nova Agenda para Escola; Modos de produção e escola; Escola e Sociedade do conhecimento – Ressignificando o aprender; Escola, Democracia e Cidadania – Uma articulação necessária; A Escola Pública e a Educação para a Democracia; Escola Democrática; Transformação social e escola democrática; Escola e Cultura – Expressão Singular e Plural; Cultura escolar.


O PROJETO PEDAGÓGICO E A ORGANIZAÇÃO DO TRABALHO ESCOLAR: Introdução; O Projeto Pedagógico e a Organização do Trabalho Escolar; Desafios do cotidiano escolar e projeto pedagógico; Políticas Públicas, Projeto Pedagógico e Planejamento; Relação dialógica entre os membros da Equipe Escolar e a valorização escolar; A importância da articulação do gestor com a comunidade escolar na gestão democrática e participativa; A construção coletiva da proposta pedagógica numa gestão democrática e participativa; O que é Projeto Político Pedagógico e como elaborá-lo.


FORMAS DE PARTICIPAÇÃO NA GESTÃO DEMOCRÁTICA DA ESCOLA: Introdução;  -   Eleição de diretores escolares: instrumento de democracia; Colegiados da Escola: espaços de ensino e democracia; Orçamento Participativo e Gestão Escolar: exercício de decisões democráticas.


GESTÃO DEMOCRÁTICA: UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA DA ESCOLA: Introdução; Referências legais para a gestão democrática da escola; Gestão democrática da escola: princípios e desafios; Gestão democrática e construção da autonomia da escola.


PLANEJAMENTO DE REDE ESCOLAR COMO INSTRUMENTO DE GESTÃO DA EDUCAÇÃO COM QUALIDADE SOCIAL: Introdução; O que é Planejamento de Rede Escolar?; Aplicabilidade do Planejamento de Rede Escolar; Promovendo a Equidade e a Eficiência; Glossário da Seção.


MELHORES PRÉDIOS: Introdução; A Implantação do Prédio no Terreno; Programa de Necessidades; Funcionalidade e Habitabilidade; Instalações e Economia; Mobiliário; Equipamentos; Áreas Externas; Critérios de Qualidade; Educação Infantil: recomendações; Ensino Fundamental; Outros Ambientes.


A GESTÃO DE RECURSOS MATERIAIS: Introdução; Infraestrutura e desigualdades; A Gestão de Recursos Materiais no Desenvolvimento Sustentável; Aquisição de Bens e Contratação de Serviços na Administração Pública Municipal.


QUALIDADE SOCIAL DA EDUCAÇÃO: O PAPEL DA AVALIAÇÃO: Introdução; Qualidade social da educação; A avaliação na Legislação Educacional e no Plano Nacional de Educação; A avaliação de Política Educacional; A avaliação Institucional; Elementos para a Construção de uma Proposta de Avaliação Institucional.

Certificado de conclusão


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