Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

O DESAFIO DE ALFABETIZAR

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Compreender a alfabetização a partir dos estudos realizados por diversos teóricos, bem como a revolução da alfabetização promovida por Emília Ferreiro, redimensionando a ação pedagógica, a fim de estabelecer como princípios básicos da alfabetização: a ludicidade e o letramento numa perspectiva que parte dos estudos realizados com os documentos norteadores da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal. 


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Analisar as diversas teorias da alfabetização;

Conhecer diferentes estudiosos das aprendizagens na alfabetização;

Compreender como ocorre a aprendizagem dos estudantes em processo de alfabetização; 

Entender a história dos métodos de alfabetização utilizados no Brasil (histórico);

Identificar os sintomas de fracasso nas aprendizagens no processo de alfabetização;

Identificar as características dos níveis de escrita no processo de alfabetização;

Intervenções positivas;

Promover o amadurecimento das concepções acerca do processo de aquisição da leitura e da escrita e suas relações com outras linguagens e tecnologias; 

Enfatizar a importância de se colocar o alfabetizando em contato com a língua escrita, ajudando-o a desvelar os seus segredos;

Reconhecer a necessidade de reestruturar conceitos, práticas e posturas didáticas; 

Propiciar a reflexão sobre o uso adequado da informática na alfabetização;

Abordar as mudanças surgidas com a ampliação do Ensino Fundamental de oito para nove anos;

Conhecer as considerações dos adeptos do construtivismo e do método fônico, assim como os argumentos dos especialistas em alfabetização;

Método fônico e consciência fonológica;

Refletir sobre a prática docente no Bloco Inicial de Alfabetização;

As avaliações de larga escala e contribuições para o processo de alfabetização: Provinha Brasil e ANA – Avaliação Nacional da Alfabetização;

Sugerir diferentes frentes de trabalho que podem ser utilizadas, modificadas e adaptadas, objetivando tornar o processo de alfabetização mais prazeroso.

Conteúdo Programatico

OS GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO: Emília Ferreiro; Freinet; Paulo Freire; Piaget; Gardner; Vygotsky.


A AQUISIÇÃO DA ESCRITA: O Problema; Causas do Problema; A Cartilha; Como reconhecer um bom livro de Alfabetização.


O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: Aspectos a Considerar; Alfabetização: Revendo Concepções; Alfabetização ou Letramento?. 


TEORIAS E PRÁTICAS: A Psicogênese da Alfabetização; Identificando os níveis do Processo de Alfabetização; Cuidados que o professor deve ter; O que é ser educador; O ambiente alfabetizador; Dificuldades de Aprendizagem; O Construtivismo.


TRABALHANDO COM RECURSOS E MATERIAIS VARIADOS: Alfabetização: Conteúdos/Atividades; Outras sugestões; A Música e a Alfabetização; Versos e Melodias das Cantigas de Roda; A Música como Meio; Trabalhando com Sucatas.


A INFORMÁTICA E A ALFABETIZAÇÃO: Crianças devem usar o Computador?; O Jogo e as dificuldades na Alfabetização; Novas Tecnologias na Educação.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar