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Nome do curso

A AVALIAÇÃO FORMATIVA COMO BASE NORTEADORA PARA A ALFABETIZAÇÃO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Compreender a avaliação formativa aplicada na prática do processo de ensino- aprendizagem na alfabetização, possibilitando análise e diagnóstico dos processos educativos, oferecendo indicadores para a construção de novas metas que contribuirão para melhorar a qualidade da educação.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Refletir sobre as práticas de alfabetização e os métodos sugeridos no Currículo em Movimento, direcionando as práticas do fazer pedagógico;

Relacionar a alfabetização a um processo contínuo de aprendizagens;

Compreender a necessidade e a importância de alfabetizar letrando;

Identificar, no letramento, a necessidade de ensinar para a vida em sociedade;

Examinar e processar as informações, permitindo a comparação e a análise do conhecimento, numa perspectiva processual entre o que o sujeito conhece, com base na sua realidade, e o novo, permitindo o autoconhecimento;

Valorizar a avaliação formativa da aprendizagem como um meio de emancipação e responsabilidade social;

Orientar os educadores quanto à avaliação na alfabetização, enquanto prática amorosa e acolhedora, respeitando o tempo de cada educando e sua realidade;

Analisar as práticas da avaliação escolar, fortalecendo o senso crítico sobre a avaliação formativa no processo ensino-aprendizagem;

Refletir sobre a avaliação formativa realizada de maneira contínua ao longo das diferentes atividades e situações de aprendizagens, proporcionando informações que servirão para ajustar ou mudar a atuação educativa, adaptando o ensino às características e às necessidades dos alunos;

Conduzir o educador a um processo de avaliação do aluno, assumindo um compromisso com a aprendizagem por meio da observação atenta e reflexiva;

Conhecer os diversos instrumentos avaliativos, de acordo com orientações norteadoras das diretrizes educacionais propostas pela SEEDF;

Desenvolver a capacidade de criar relatórios como instrumentos para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos e atividades, baseados na observação cuidadosa e registro das observações sobre cada criança e sobre o grupo, como um valioso instrumento de avaliação.

Conteúdo Programatico

A alfabetização como um processo contínuo de aprendizagens: As práticas de alfabetização e os métodos sugeridos no Currículo em Movimento; Alfabetização e letramento - a necessidade de ensinar para a vida em sociedade; A importância de alfabetizar letrando.


Avaliação da aprendizagem e a prática escolar: Avaliação - conceitos e princípios; As categorias e funções da avaliação no processo ensino-aprendizagem; Distinção entre os procedimentos avaliativos. O estudo dos sons a partir de suas diferenças na produção sonora; A consciência fonológica e a consciência fonêmica; O aparelho fonador e a identificação dos modos de articulação e lugares; Fonética articulatória.


O ciclo de alfabetização e a avaliação: A avaliação qualitativa e a quantitativa; A avaliação diagnóstica, formativa e somativa; Os instrumentos de avaliação de acordo com as orientações norteadoras das diretrizes educacionais propostas pela SEEDF.


O tratamento dos resultados do processo avaliativo: A importância do registro das observações sobre cada criança e sobre o grupo escolar; Os relatórios como instrumentos para a reorganização de objetivos, conteúdos, procedimentos e atividades; Sugestões de fichas de avaliação e relatórios.

Certificado de conclusão


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