Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A ALFABETIZAÇÃO E O DESENVOLVIMENTO DA AUTONOMIA DO ALUNO: O PAPEL DO PROFESSOR

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Reconhecer a alfabetização como um processo que implica, entre outras ações, desenvolver no aluno a autonomia intelectual, a organização de ideias e a criatividade, sendo o professor o colaborador nas aprendizagens significativas.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender a importância da relação professor e aluno no processo ensino-aprendizagem;

Identificar e refletir as possíveis relações entre professor e aluno, a fim de contribuir para o processo ensino-aprendizagem;

Refletir e buscar subsídios sobre a interação entre professor e aluno no processo ensino-aprendizagem;

Conhecer o conceito de autonomia, segundo Jean Piaget e Vygotsky;

Compreender o significado de autonomia, cooperação e afetividade em trabalhos em grupo;

Entender os processos de alfabetização e letramento como uma questão de cidadania;

Compreender a importância das múltiplas linguagens para alfabetizar e letrar;

Intensificar as práticas de leitura, especialmente a dos documentos orientadores da SEEDF;

Compreender o Currículo em Movimento para direcionar as práticas do fazer pedagógico;

Entender a relevância de se trabalhar com os mais diversos tipos de recursos, materiais e estratégias, a fim de promover uma aprendizagem divertida e prazerosa, possibilitando a autonomia dos educandos;

Relacionar a alfabetização e letramento a um processo contínuo de aprendizagens.

Conteúdo Programatico

O papel do professor no processo interdisciplinar de construção de conhecimentos: Pressupostos da aprendizagem e do ensino da alfabetização; Língua e ensino da língua; Alfabetização e letramento; As capacidades linguísticas da alfabetização.


Os processos de alfabetização e letramento como uma questão de cidadania: Topologia de letras, tipos de letras (maiúsculo e minúsculo), ordem alfabética, identificação de consoantes e vogais a partir dos sons; O estudo dos sons a partir de suas diferenças na produção sonora; A consciência fonológica e a consciência fonêmica; O aparelho fonador e a identificação dos modos de articulação e lugares; Fonética articulatória.


Autonomia, cooperação e afetividade no trabalho em grupo: Educação para a autonomia no processo de alfabetização; A autonomia de acordo com a teoria de desenvolvimento de Jean Piaget; Algumas diferenças entre o pensamento de Piaget e Vygotsky; Sugestões de atividades para o desenvolvimento da autonomia, no período da alfabetização.


O planejamento prévio do trabalho pedagógico: A intervenção pedagógica durante as atividades e a gestão da sala de aula; A relação da família na aprendizagem dos alunos; O planejamento e o interesse dos alunos - como se relacionam?; As diversas práticas de leitura, a partir dos documentos orientadores da SEEDF.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar