Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

NOVAS PERSPECTIVAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Analisar a história da Educação infantil a partir de fundamentos teórico-metodológicos, bem como as propostas dos principais teóricos sobre o desenvolvimento infantil, ressignificando a prática educacional para este nível.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM 

Apreciar textos referentes à Educação Infantil dentro da legislação brasileira;

Identificar os principais conceitos relacionados ao desenvolvimento da criança;

Conhecer as principais teorias relacionadas à Educação Infantil, bem como seus teóricos;

Compreender a importância da linguagem corporal e a ludicidade para o processo de aprendizagem;

Conhecer os tipos de serviços ofertados aos alunos com Necessidades Educacionais Especiais até os 5 anos de idade;

Contemplar os textos referentes às Diretrizes Curriculares Nacionais;

Compreender o papel do professor na Educação Infantil;

Conhecer a legislação brasileira existente sobre educação infantil;

Compreender os conceitos fundamentais relacionados ao desenvolvimento infantil;

Conhecer as principais propostas apresentadas por diferentes teóricos que estudaram sobre o desenvolvimento infantil;

Entender as diferentes concepções de aprendizagem apresentadas sobre a criança;

Compreender as especificidades relacionadas ao currículo na educação infantil;

Reconhecer a importância da brincadeira para o processo de aprendizagem;

Identificar os serviços ofertados para o atendimento aos alunos com necessidades educacionais especiais na faixa etária de 0 a 5 anos;

Oferecer meios de identificar as possibilidades de intervenção educacional dos alunos com necessidades especiais educacionais na educação infantil;

Analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil;

Analisar a importância do papel do professor e demais profissionais da educação para a construção de um atendimento de qualidade para as creches e pré-escolas;

Entender o conceito de Atendimento Educacional Especializado no contexto da Educação Inclusiva; e 

Analisar as diversidades culturais e raciais existentes no contexto da educação infantil.

Conteúdo Programatico

FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Aspectos legais; Creche e pré-escola; Direitos fundamentais.


DESENVOLVIMENTO HUMANO: Inatismo e empirismo; Construtivismo e sociointeracionismo; Principais teóricos.


A EDUCAÇÃO INFANTIL E O CURRÍCULO: O currículo e a educação infantil; A importância do brincar; O movimento e a psicomotricidade; A música.


A EDUCAÇÃO INFANTIL E A DIVERSIDADE: Educação indígena; Educação para o campo; Educação infantil e a igualdade racial.


A EDUCAÇÃO INFANTIL E A EDUCAÇÃO ESPECIAL: Atendimento educacional especializado; Educação precoce; Condições básicas do desenvolvimento da infância; Aspectos educacionais; Avaliação no programa de educação/intervenção precoce.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar