LINGUÍSTICA APLICADA E ALFABETIZAÇÃO
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180 horas
Compreender a importância da aplicação dos aspectos linguísticos no processo de alfabetização, a partir da proposta do Currículo em Movimento da SEEDF (2014) para trabalhar os “conhecimentos linguísticos articulados com o texto”.
Entender as bases teóricas da linguística, como aspectos necessários ao processo de alfabetização;
Conhecer o aparelho fonador;
Aplicar as estruturas e inter-relações da fonética articulatória na alfabetização;
Conhecer os níveis fonéticos e fonológicos da língua;
Identificar os níveis formativos (nível figurativo);
Identificar os níveis sintáticos e semânticos (nível semiológico);
Identificar os níveis textuais e transfrasais (nível comunicativo);
Entender a alfabetização como uma unidade pedagógica;
Identificar, na fonética articulatória, os aspectos fisiológicos e articulatórios na produção da fala;
Classificar foneticamente os sons (consoantes e vogais);
Produzir sons dos segmentos consonantais (modo de articulação, lugar de articulação, vozeamento, nasalidade/oralidade);
Produzir os sons dos segmentos vocálicos (levantamento da língua, anterioridade/posterioridade da língua, arredondamento dos lábios, nasalidade/oralidade);
Entender os elementos básicos da fonética acústica;
Identificar os pares mínimos e as sequências sonoras;
Refletir sobre os textos e sua complexidade;
Construir textos;
Identificar a importância das estruturas (pontuação, concordância, coerência, coesão) para a inteligibilidade do texto e campos semânticos;
Compreender a linguística como ciência da linguagem;
Alfabetizar com o objetivo de fornecer as habilidades de ler e escrever;
Identificar a língua falada e escrita como processo de comunicação;
Conhecer o estatuto da comunicação linguística, sistema emissor/receptor: codificar, emitir, transmitir, captar o som e decodificar.
A LINGUÍSTICA COMO CIÊNCIA - ASPECTOS TEÓRICOS: A linguística como coadjuvante no processo de alfabetização; Descrição dos níveis linguísticos; A linguística para o entendimento da construção da fala e da escrita; Fonética e fonologia - suas funções e interfaces; O estudo dos sons: vocálicos e consonantais.
ESTUDO DO ALFABETO: Topologia de letras, tipos de letras (maiúsculo e minúsculo), ordem alfabética, identificação de consoantes e vogais a partir dos sons; O estudo dos sons a partir de suas diferenças na produção sonora; A consciência fonológica e a consciência fonêmica; O aparelho fonador e a identificação dos modos de articulação e lugares; Fonética articulatória.
A ORGANIZAÇÃO MENTAL DO ALUNO EM PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO: Os pares mínimos e as trocas na escrita - a explicação da linguística; Classificações dos sons vocálicos e consonantais e a fonética acústica; Relação de fonema e grafema na leitura e na escrita dos estudantes; Os tipos de relações entre os sons da fala e as letras do alfabeto.
O CONHECIMENTO LINGUÍSTICO DA CRIANÇA ANTES DE ENTRAR NA ESCOLA: O texto - o diálogo escolar e a construção do sentido textual; Os aspectos gramaticais como subsídios para a coesão e coerência dos textos lidos e escritos pelos estudantes; Intervenções positivas na revisão e na reescrita de diferentes textos, utilizando um aspecto de cada vez; Sugestões de atividade para alfabetização dos conceitos da linguística.