Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A ALFABETIZAÇÃO E OS EIXOS INTEGRADORES: LETRAMENTO, LUDICIDADE E LINGUAGENS

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Compreender a língua como fenômeno sociocultural, dialetal e dinâmico, restaurando as práticas reflexivas sobre o ato de alfabetizar e letrar, promovendo aprendizagens com o lúdico. 


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Refletir sobre as práticas de alfabetização nos últimos trinta anos, bem como o uso de métodos e as contribuições da psicolinguística;

Entender como a teoria psicogenética provocou uma revolução na alfabetização; 

Identificar no letramento a necessidade de ensinar para a vida em sociedade;

Conjugar os verbos ler e escrever, no mesmo contexto, para entender a alfabetização;

Aprender a compreender a importância das linguagens para alfabetizar e letrar;

Intensificar as práticas de leitura, especialmente a dos documentos orientadores da SEEDF;

Utilizar o registro escrito para documentar o trabalho pedagógico e refletir sobre o processo de formação;

Compreender o Currículo em Movimento para direcionar as práticas do fazer pedagógico;

Entender os eixos integradores do currículo, como proposta de qualidade para a alfabetização;

Planejar para assegurar a unidade e coerência do trabalho pedagógico da escola como um todo e o de cada turma em particular;

Reconhecer a importância do lúdico para o desenvolvimento do processo de aquisição da leitura e da escrita;

Entender a relevância de se trabalhar com os mais diversos tipos de recursos, materiais e estratégias, a fim de promover uma aprendizagem divertida e prazerosa;

Relacionar a alfabetização a um processo contínuo de aprendizagens.

Conteúdo Programatico

OS MÉTODOS DE ALFABETIZAÇÃO E AS TEORIAS NOS ÚLTIMOS TRINTA ANOS: A psicolinguística no cenário da educação; Emilia Ferreiro e a psicogênese da língua escrita; As intervenções necessárias para as hipóteses de escrita; O estudo sobre a psicogênese da língua escrita e a literatura especializada.


O LETRAMENTO E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A FORMAÇÃO INTEGRAL DO ALUNO: Os eixos integradores - propostas que favorecem o desenvolvimento; As múltiplas linguagens e as aprendizagens significativas no processo da alfabetização.


O CURRÍCULO EM MOVIMENTO DA SEEDF (2014-2017) - CONCEITOS COMO DIRECIONAMENTO PARA A PRÁTICA PEDAGÓGICA: Qualificando o currículo com planejamentos didáticos - projetos e sequências didáticas; A ludicidade para a aprendizagem significativa dos alunos, em processo de alfabetização.


TEXTOS SIGNIFICATIVOS COMO ELEMENTOS DA PRÁTICA SOCIAL NA ESCOLA: Recursos e materiais diversos que corroboram com o ato de ler e escrever; Sugestões de brinquedos, brincadeiras, jogos didáticos, materiais e estratégias, para promover uma aprendizagem divertida e prazerosa e para auxiliar no processo de alfabetização.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar