Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: UM PROCESSO VIVO E DIALÉTICO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Compreender o processo de alfabetização dos jovens e adultos no contexto da trajetória da Educação de Jovens e Adultos no Brasil, identificando a contribuição dos estudiosos sobre o tema, e, em especial, a grande contribuição de Paulo Freire, ampliando, dessa forma, os conhecimentos sobre as pesquisas, com vistas a entender um processo de ensino-aprendizagem preocupado com as expectativas desse alunado, com base nos documentos norteadores da SEEDF.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender as especificidades relacionadas ao processo de letramento e alfabetização para a Educação de Jovens e Adultos;

Revisitar os estudos feitos por grandes nomes sobre o tema: Educação de Jovens e Adultos; 

Formar para incluir socialmente;

Entender os pressupostos teóricos do Currículo em Movimento da EJA;

Identificar os princípios políticos e ideológicos, tendo os estudantes como participantes legítimos de um processo formativo;

Entender o formato do processo de construção do Currículo e das Diretrizes da EJA – ênfase na construção coletiva;

Destacar a importância do GT - Grupo de Trabalho;

Identificar os perfis de estudantes dessa modalidade de ensino e o atendimento no Distrito Federal;

Conhecer a CONFINTEA – Conferência Internacional de Educação de Adultos: Histórico e resultados das conferências; 

Compreender a dinâmica do EJAIT – Encontro Distrital de Educação de Jovens, Adultos e Idosos Trabalhadores;

Compreender as Diretrizes Operacionais da EJA – 2014/2017

Entender os segmentos (1º, 2º e 3º) do Currículo em Movimento da Educação de Jovens e Adultos;

Identificar a proposta de ensino para os segmentos.

Conteúdo Programatico

ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: Compreensão do desafio fundamental: EJA a integração dos princípios político-pedagógicos; Alfabetização como construção de uma vida social mais inclusiva; Alfabetização e letramento para o estudante da EJA, segundo a visão bakhtiniana.


REFLEXÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE AUTORES E ESTUDIOSOS: Educação e revolução - Paulo Freire e suas obras; Compreensão dos documentos da Secretaria de Educação do Distrito Federal - As Diretrizes Operacionais e o Currículo em Movimento (EJA); Formato e processo de construção.


LEITURA E ANÁLISE DAS DIRETRIZES OPERACIONAIS EJA – 2014/2017: Levantamento de objetivos, conteúdos e expectativas desses documentos; Contribuição dos Grupos de Trabalho; CONFINTEA – Da criação até os dias atuais; EJAIT – Da criação até os dias atuais.


PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: A proposta do currículo; O currículo e seus objetivos; O currículo e os segmentos; Objetivos e conteúdos pedagógicos; Diversidade, ética e respeito; Sugestão de projetos e atividades para a EJA.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar