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Nome do curso

A UTILIZAÇÃO DE MÚLTIPLAS LINGUAGENS, MÍDIAS E TECNOLOGIAS

Investimento

R$130.00

Formas de pagamentos

120 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Promover uma reflexão sobre a relação entre educação, comunicação, mídia e tecnologias na escola e na cultura, redimensionando a prática educacional.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o conceito de tecnologia e sua aplicabilidade no contexto escolar; 

Entender o importante papel da escola no uso das tecnologias, bem como a integração de mídia nos espaços de aprendizagem;

Perceber que com a cultura das mídias eletrônico-digitais ocorreu a inter-relação de todas as linguagens por meio de uma única mediação: a digitalização;

Entender a importância das múltiplas linguagens no cotidiano escolar;

Conhecer os pressupostos da mídia-educação e suas possibilidades na educação;

Reconhecer na tecnologia uma contribuição para o desenvolvimento do estudante, proporcionando uma constante inovação na prática docente;

Refletir acerca da necessidade de se formar profissionais capacitados e preparados para trabalhar com estudantes que estão em contato direto com as novas tecnologias;

Propor uma reflexão sobre a formação do docente com linguagens comunicacionais, a partir do pressuposto que esta ocorre em todo contexto social e prima pela abertura de novas experiências, novas maneiras de ser, de se relacionar e de aprender;

Aprimorar os conhecimentos do professor no que diz respeito aos Ambientes Virtuais de Aprendizagem, levando-o a compreender que as inovações tecnológicas ocupam uma posição de destaque em nossa sociedade;

Propor ao professor a reconstrução de seus conceitos sobre as novas tecnologias, favorecendo a transição da metodologia tradicional para uma abordagem inovadora e integrada com os novos paradigmas de ensino;

Propor ao professor práticas coerentes com os princípios que visem à transformação do sistema educativo e à inclusão dos novos desafios que dela decorrem, valorizando as características específicas do processo ensino-aprendizagem;

Compreeender a disseminação da cibercultura na educação e a inserção das mídias interativas como principais responsáveis pela integração de alunos e professores, uma vez que para adotar as mídias a comunidade escolar precisava estar aberta a conhecer as interfaces tecnológicas;

Entender que as novas tecnologias oferecem novas oportunidades de aprendizagem a partir do momento em que o diálogo for a base das relações entre alunos e professores;

Reforçar os espaços, no âmbito escolar, de comunicação e acesso à informação, através de recursos tecnológicos, principalmente a internet como instrumento mediador do processo ensino-aprendizagem;

Compreender as tecnologias como diferentes representações da realidade, que integradas possibilitam melhor compreensão do contexto no qual o estudante está inserido e, consequentemente, o desenvolvimento de todas as potencialidades do mesmo;

Entender que a participação na comunidade de aprendizagem em rede possibilita a todos que estão envolvidos neste processo aprender de forma diversificada, construindo conhecimentos na aprendizagem cooperativa em rede;

Levar o educador a entender que o trabalho com projetos requer mudança nos hábitos e nas práticas pedagógicas, investindo, desta forma, nos recursos proporcionados pelas novas tecnologias de ensino, buscando novos conhecimentos e formas de auxílio para construir um novo saber.

Conteúdo Programatico

A TECNOLOGIA NO ESPAÇO ESCOLAR: Compreendendo o conceito de Tecnologia; O papel da escola e o uso das tecnologias; Integração de mídia nos espaços de aprendizagem; Linguagens e inteligências; A mídia-educação; Material midiático.


EDUCAÇÃO NA PROMOÇÃO DA CIDADANIA: Educação cidadã, mídias e formação de professores; O processo de formação docente com linguagens comunicacionais; Formação de educadores em ambientes virtuais de aprendizagem; Práticas pedagógicas, linguagens e mídias: uma rede possível.


NOVOS PARADIGMAS DE ENSINO: Novos letramentos e parâmetros para a inovação educacional na perspectiva da teoria ator-rede; Práticas pedagógicas em ambientes virtuais de aprendizagem - um desafio da educação na cibercultura; Uso integrado de mídias na educação; Integração de mídias: impressas, eletrônicas e digitais.


AS CONTRIBUIÇÕES DA TECNOLOGIA NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM: Do rádio à TV e ao vídeo em sala de aula; Comunidade de aprendizagem em rede; A importância da gestão nos projetos de educação a distância.

Certificado de conclusão


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