Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

METODOLOGIA DE HISTÓRIA NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO

Investimento

R$130.00

Formas de pagamentos

120 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Promover uma reflexão sobre o trabalho pedagógico em relação ao ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental e Médio, redirecionando a formação do educador consciente de seu papel na formação de cidadãos críticos e responsáveis pela construção de uma sociedade mais justa, ética e solidária.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender as concepções de mundo no ensino de História;

Caracterizar a área de História entre a história sagrada e a história profana;

Repensar a noção de tempo histórico no ensino;

Fazer a relação entre o ensino de história e a pedagogia do cidadão;

Reconhecer que História é uma disciplina passível de múltiplas abordagens - que até há pouco tempo não estavam em sala de aula, mas que hoje devem ser vistas com destaque;

Educar para a cidadania mediante o estudo da História;

Trabalhar com educação para a cidadania nas séries iniciais;

Conhecer o que dizem os PCNs, a respeito do ensino de História, no Ensino Fundamental e Médio;

Conhecer diversas experiências inovadoras no processo ensino-aprendizagem;

Possibilitar ao professor uma reflexão sobre sua atuação profissional, levando a mudanças significativas na sua prática pedagógica;

Proporcionar a instrumentalização para atuação em sala de aula a partir da articulação entre teoria e prática.

Conteúdo Programatico

CONCEPÇÕES DE MUNDO NO ENSINO DE HISTÓRIA: As concepções de mundo transformam o ensino de história; O que é uma concepção positivista?; O que é uma concepção materialista histórico-dialética?; O que é a escola de Annales?; Caracterização da área de História; Entre a História sagrada e a história profana; Civilização e Nacionalismo; Da história aos Estudos Sociais; O Retorno da História; Repensando a noção de tempo histórico; A organização da pesquisa sobre a noção de tempo; A noção de tempo na 5ª série; Quadro A; Conclusões/Quadro B.


O ENSINO DE HISTÓRIA E A PEDAGOGIA DO CIDADÃO: História e a formação do cidadão; Educando para a cidadania; Educar para a cidadania através do estudo de história.


POSICIONAMENTO DOS PCN’S DE HISTÓRIA DO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO: PCN de História – Ensino Fundamental (1ª a 4ª) séries; Conteúdos de História - Critérios de organização; PCN de 5ª a 8ª séries do Ensino Fundamental; Materiais didáticos e pesquisas escolares; Conhecimento de História / Ensino Médio; Por que ensinar História?; O que e como ensinar História?.


SITUAÇÕES SUGESTIVAS DE APRENDIZAGEM NO ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO PARA O ENSINO DE HISTÓRIA: Pesquisa no próprio quintal; Câmeras a serviço do saber; Espiral do tempo; Recorte e costura dos fatos; Filme na aula de História - Diversão na hora de aprender?; Planos de aula de história.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar