Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A IMPORTÂNCIA DO LÚDICO NA PRÁTICA PEDAGÓGICA

Investimento

R$130.00

Formas de pagamentos

120 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Ampliar e aperfeiçoar os conhecimentos da ludicidade e sua prática, tendo como base a observação e intervenção nas brincadeiras, cujo objetivo é estimular a atividade cognitiva, social e psicomotora.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Reconhecer a importância da inserção do lúdico na construção do processo de ensino-aprendizagem na Educação Infantil;

Reconhecer a importância da interação entre as crianças, para que estabeleçam noções de comunicação e socialização;

Compreender as variadas formas de expressão da criança, como falar, desenhar, imitar, brincar com sons, cantar;

Entender a ludicidade como prática pedagógica, que possibilita interação entre as crianças e seus pares;

Analisar diferentes tipos de inteligência, competência lógico-matemática e linguísticas, tidos como parâmetros de avaliação;

Oferecer ao educador um novo olhar para a ludicidade na Educação Infantil, bem como sua relevância no processo de desenvolvimento e na educação da criança.

Conteúdo Programatico

O BRINCAR: O brincar e sua história; O significado e a estrutura do brincar; As transformações das atividades lúdicas.


EDUCAÇÃO LÚDICA: Origem da educação lúdica; O brinquedo: objeto de formação ou alienação?; A influência dos jogos na formação da criança; A função pedagógica das atividades lúdicas; Funcionamento de uma escola inclusiva.


INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS E AS NECESSIDADES ESPECIAIS: Garden e as inteligências múltiplas; As estratégias lúdicas e as inteligências múltiplas; O lúdico e as necessidades especiais.


O LÚDICO NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM: O ensino aprendizagem e o lúdico; O lúdico, o conhecimento e as festas escolares; O educador e o lúdico.


SUGESTÕES DE ATIVIDADES LÚDICAS: Atividades sensório-motoras; Atividades com representação simbólica; Jogos de adivinhação; Jogos de regras; Jogos para sala de aula; Jogos intelectuais.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar