Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A AVALIAÇÃO NA ALFABETIZAÇÃO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aprimorar o entendimento acerca do processo da avaliação, com foco na alfabetização, redirecionando o trabalho escolar, a fim de adequar o atendimento a cada estudante.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer um pouco da história da avaliação;

Identificar os níveis de desenvolvimento do processo de alfabetização;

Entender a relação entre a alfabetização e a avaliação;

Conhecer as competências da alfabetização;

Aprofundar os conhecimentos sobre os tipos de avaliação;

Identificar as funções da avaliação;

Definir os objetivos da avaliação;

Reconhecer as etapas da avaliação;

Aprofundar os conhecimentos sobre a avaliação formativa;

Destacar a relevância da observação sistemática no processo de avaliação formativa;

Analisar as diferentes formas de interação entre os sujeitos e as situações comunicativas no contexto da alfabetização;

Entender a importância do conselho de classe participativo no processo de reorganização da prática docente;

Reconhecer a importância dos registros formais e informais da escrita;

Compreender a importância da linguagem como instrumento de aprendizagem;

Compreender as práticas de leitura e escrita e produção de texto quanto eventos de letramento, considerando a progressão de aprendizagem;

Identificar os instrumentos previstos em regimento escolar para descrição do desempenho dos estudantes.

Conteúdo Programatico

ALFABETIZAÇÃO X AVALIAÇÃO - ASPECTOS GERAIS: O que é alfabetizar; Níveis de desenvolvimento do processo de alfabetização; Alfabetização ou letramento?; Letramento; Compreensão e produção de textos; Tipos e gêneros textuais; Gêneros textuais, letramento e alfabetização; As competências da alfabetização; A avaliação nas tendências da educação; Instrumentos de avaliação.


AVALIAÇÃO - PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO: A história da avaliação; A evolução da avaliação sob os mais variados enfoques; Concepções de avaliação segundo diversos autores; Concepções de aprendizagem frente à avaliação escolar; Mecanismos de avaliação.


AVALIAÇÃO - CONCEITOS E ELEMENTOS: O que é avaliação?; A avaliação no processo ensino–aprendizagem; Tipos de avaliação: diagnóstica, formativa e somativa; Conhecendo um pouco mais sobre a avaliação formativa; Prática e avaliação em sala de aula no contexto da avaliação formativa; A autoavaliação e a avaliação coletiva; Avaliação coletiva e o conselho de classe participativo; O conselho de classe e a avaliação escolar; Funções da avaliação; As etapas da avaliação.


OUTRAS CONSIDERAÇÕES IMPORTANTES SOBRE A AVALIAÇÃO: A avaliação e a formação do professor; Os problemas da avaliação; Escrita profissional - a importância dos registros feitos pelos professores; Diagnóstico na alfabetização para conhecer a nova turma.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar