SAÍDAS DE CAMPO COMO RECURSO PEDAGÓGICO PARA O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM
R$160.00
180 horas
Propiciar o conhecimento sobre a saída de campo como um importante recurso pedagógico para a compreensão da relação existente entre as informações obtidas em sala de aula e a prática de campo, tornando a aprendizagem significativa para o aluno.
Compreender a história da educação brasileira;
Entender o significado do currículo, interdisciplinaridade e processo de ensino-aprendizagem;
Identificar o papel do educador;
Caracterizar a educação formal, informal e não formal;
Conhecer a Pedagogia Libertadora de Paulo Freire;
Enfatizar a importância da Pedagogia Libertadora de Paulo Freire;
Compreender o significado e a importância da saída de campo;
Compreender o significado das tipologias: saída campo, trabalho de campo, estudo do meio, saída de estudo e visitas de estudo; e
Conhecer alguns programas de atividades de saídas de campo.
A EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA E OS PROCESSOS DE APRENDIZAGEM: A educação básica brasileira e a escola – retrospectiva; Perspectiva crítica da educação – propostas educacionais, currículo e práticas pedagógicas; Ações pedagógicas - a interdisciplinaridade; O perfil esperado do educador; Parâmetros Curriculares Nacionais e a estruturação dos currículos; Educação formal, informal e não formal – integrando diversas informações.
A PEDAGOGIA LIBERTADORA DE PAULO FREIRE: Paulo Freire; Princípios e fundamentos da Pedagogia Libertadora; Interagindo com a literatura de Paulo Freire; Metodologias.
AS SAÍDAS A CAMPO E O DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM: Fundamentos da saída de campo como recurso pedagógico; Diferença entre saída de campo, trabalho de campo, estudo do meio, aulas de campo, saídas de estudo e visitas de estudo; O papel do professor na realização das saídas de campo; Vivenciando as práticas de saídas de campo.