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Nome do curso

PRÁTICAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Reconhecer a importância da Educação Infantil como um direito social da criança e uma obrigação do Estado, redirecionando as práticas educativas no âmbito da educação infantil, com o intuito de promover o desenvolvimento integral da criança.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Analisar os elementos históricos, político-sociais, filosóficos, culturais e pedagógicos da Educação Infantil; 

Discorrer sobre a história da Educação no Brasil e sobre as práticas pedagógicas utilizadas por muitos professores;

Reconhecer a importância do brincar como condição de aprendizagem que promove o desenvolvimento infantil;

Compreender a importância do Projeto Político-Pedagógico e do Planejamento Educacional numa perspectiva de ação educativa, promotora do desenvolvimento infantil;

Entender a relevância da flexibilidade quanto à organização e ao funcionamento da escola para atender a demanda discente diversificada;

Compreender a adequação curricular como forma de promover as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças que apresentam necessidades educacionais especiais.

Conteúdo Programatico

FUNÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DA EDUCAÇÃO INFANTIL: A educação infantil e as instituições no contexto contemporâneo; Uma sociedade em transformação; As crianças e as infâncias: concepções plurais; Adultos responsáveis: papéis diferenciados; Diferenças sobre as concepções de cuidar e educar.


A TRAJETÓRIA HISTÓRICA DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO BRASIL: Perspectivas históricas; A qualidade na educação infantil; Desafios na educação infantil.


O BRINCAR: Presença do movimento na educação infantil: ideias e práticas  correntes; Presença das artes na educação infantil: ideias e práticas correntes; Presença da natureza e sociedade na educação infantil: ideias e práticas correntes; Jogos e brincadeiras: ideias e práticas correntes; A importância do faz de conta na construção do sujeito.


PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: Projeto Político-Pedagógico; Organização do espaço escolar na educação infantil; Adequação curricular; Documentações Pedagógicas.

Certificado de conclusão


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