Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

HISTÓRIAS EM QUADRINHOS COMO RECURSO DE ENSINO

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar ao professor conhecimentos sobre as Histórias em Quadrinhos como recurso de ensino, redirecionando a sua prática educativa e reconhecendo que, mais do que um divertido passatempo, elas são um valioso instrumento para despertar o gosto pela leitura. 


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Reconhecer na literatura pedagógica aspectos favorecedores à utilização das histórias em quadrinhos na escola;

Conhecer a história das Histórias em Quadrinhos;

Comentar a caracterização das Histórias em Quadrinhos;

Perceber que as histórias em quadrinhos são também um instrumento no processo de desenvolvimento da leitura e da escrita, uma vez que as crianças naturalmente gostam desse tipo de linguagem;

Trabalhar com a linguagem específica das Histórias em Quadrinhos;

Conhecer os termos e conceitos das Histórias em Quadrinhos, como: balão, requadro, onomatopeias, linhas cinéticas, metáfora visual, cores;

Despertar o interesse pela leitura e pela escrita nas crianças, sistematizando a alfabetização; 

Estabelecer relações entre a interdisciplinaridade e as Histórias em Quadrinhos;

Aproximar os alunos de conteúdos trabalhados em diferentes disciplinas do currículo escolar, conteúdos por vezes muito distantes do dia a dia dos alunos, como fatos históricos complexos, que ganham vida nas páginas ilustradas;

Compreender o gênero História em quadrinhos como objeto de aprendizagem em vários momentos;

Identificar possíveis formas da intertextualização com Histórias em Quadrinhos.

Conteúdo Programatico

O PROCESSO DE CONSTITUIÇÃO DE LEITORES COMPETENTES: Alfabetização e Letramento – processos distintos, porém interligados; Leitura literária – do surgimento da escrita à leitura nas escolas; Literatura no ambiente escolar contemporâneo; Leitura e Literatura.


TRABALHANDO COM HISTÓRIAS EM QUADRINHOS EM SALA DE AULA: A chegada das Histórias em Quadrinhos como estratégia de ensino às classes escolares; Contemplando histórias em quadrinhos como recurso didático-pedagógico em classes escolares; Primeira fase do momento amplo – seleção de obras literárias; Segunda fase do momento amplo – estímulo à leitura; Terceira fase do momento amplo – tempo da contação de obras literárias.


TRABALHANDO EM SALA DE AULA: OS QUADRINHOS NO ENSINO DE DIFERENTES DISCIPLINAS: O professor como agente de Letramento; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de Física; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de Química; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de Biologia; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de Matemática; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de Geografia; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de História; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de Língua Estrangeira; Histórias em Quadrinhos como recurso pedagógico em classes de Língua Portuguesa.


AUTORES QUE SÃO REFERÊNCIA PARA AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: Os principais autores das Histórias em Quadrinhos no Brasil; Os principais autores das Histórias em Quadrinhos no Mundo.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar