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Nome do curso

A AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar a compreensão acerca da avaliação e dos pressupostos teórico-prático-metodológicos a serem abordados na Educação Infantil, visando ao entendimento da avaliação nesta fase do desenvolvimento da criança, redimensionando a prática educativa.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender o processo de avaliação contínua na Educação Infantil, tendo como objetivo acolher, apreciar e avaliar o que se ensina e o que se aprende;

Perceber a importância do processo de avaliar, incluir e desenvolver-se na Educação Infantil;

Compreender a avaliação formal a partir de observação sistemática, registros diários, portfólios construídos pelas crianças;

Conhecer e compreender o RDIA – Relatório Descritivo Individual do Aluno, que deve ser feito semestralmente com observação e registros diários;

Entender o objetivo da avaliação na Educação Infantil como sendo um processo de análise da aprendizagem, sempre de observação do desempenho da criança em relação a ela mesma;

Perceber a avaliação como um processo complexo formal e informal na observação e captação das expressões, construção do pensamento e do conhecimento, bem como suas necessidades e interesses;

Adotar o sentido essencial de acompanhamento do desenvolvimento infantil, de reflexão permanente sobre as crianças em seu cotidiano, dando continuidade à ação pedagógica.

Conteúdo Programatico

ASPECTOS HISTÓRICOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO BRASILEIRO: A educação infantil no contexto brasileiro: compreendendo o percurso; A educação infantil no contexto brasileiro: compreendendo os conceitos.


ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM DA CRIANÇA: Função social da escola; Abordagens teóricas de desenvolvimento e aprendizagem do ser humano.


AS PRÁTICAS DE AVALIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM: A avaliação no processo ensino-aprendizagem; A avaliação emancipatória em diferentes tempos; O processo subjetivo e multidimensional da avaliação; A avaliação da aprendizagem no contexto da educação infantil.


A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA: Instrumentos de avaliação utilizados na prática pedagógica da educação infantil; Autoavaliação na educação infantil; Cenas de sala de aula – avaliando para desenvolver.

Certificado de conclusão


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