Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar o entendimento acerca dos ambientes virtuais de aprendizagem, tornando-os instrumentos capazes de garantir a aprendizagem significativa.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Refletir sobre conceitos e a aprendizagem significativa;

Apontar diversos AVAs (Ambientes Virtuais de Aprendizagem);

Apresentar ferramentas, facilidades e/ou potencialidades tecnológicas e educacionais;

Apresentar os AVAs mais indicados à Educação Infantil;

Apresentar os AVAs mais indicados ao Ensino Fundamental;

Promover a utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem pelos públicos jovem e adulto; 

Apresentar, especificamente, o Ambiente Virtual de Aprendizagem livre Moodle (Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment), enfatizando o seu potencial para a aprendizagem colaborativa, a interação dialógico-problematizadora, interatividade, flexibilidade cognitiva em torno dos recursos e atividades educacionais.

Conteúdo Programatico

A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA NO BRASIL E NO MUNDO: História da Educação a Distância; Aprendizagem e comunicação: os desafios da educação a distância; Ambientes virtuais de aprendizagem – aspectos conceituais; Aprendizagem significativa: conceitos e reflexões com efeitos contemporâneos.


AVA – PRINCÍPIOS, ASPECTOS E ESTRATÉGIAS: Os sete passos da construção do conhecimento: o sentir, o perceber, o compreender, o definir, o argumentar, o discutir e o transformar; Os princípios programáticos ditados por Ausubel, Postman e Weingartner; Aspectos estruturais de Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs); As estratégias de atenção, relevância, confiança e satisfação.


AMBIENTES VIRTUAIS E SUAS DIVERSAS FUNÇÕES: Ambientes Virtuais de Aprendizagem favorecendo o ensino-aprendizagem nas variadas faixas etárias; AVAs na Educação Infantil e Ensino Fundamental; Ambiente Virtual de Aprendizagem centrado no usuário jovem; Utilização de Ambiente Virtual de Aprendizagem pelo público adulto; Ambientes Virtuais de Aprendizagem para surdos.


APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA: Ferramentas disponíveis para permitir a aprendizagem significativa em AVAs; Oficinas de Informática utilizando voz sobre IP: uma alternativa de comunicação para usuários idosos em Ambiente Virtual; A postura que o professor deve assumir na administração de fóruns de discussão; As ferramentas Wiki e glossário; Conclusão; Leitura Complementar.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar