Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

DISCIPLINA E INDISCIPLINA NA ESCOLA

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar os conhecimentos acerca da disciplina e da indisciplina na escola, oportunizando a reflexão sobre o conceito de indisciplina escolar, suas principais formas de expressão, suas causas e características atuais, ressignificando as práticas educacionais sobre essa temática.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Reconhecer a disciplina como elemento essencial ao bom desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem;

Levar os educadores à reflexão sobre a indisciplina a partir dos mais variados enfoques;

Enfatizar a importância do enfoque preventivo como estratégia mais adequada para enfrentar o problema;

Contribuir para uma aprendizagem crítica, criativa e duradoura, marcada pela participação, responsabilidade, conhecimento e disciplina;

Estabelecer a diferença entre autoridade e autoritarismo;

Reconhecer o Regimento Escolar como apoio em relação à indisciplina escolar;

Apontar as causas, características e principais formas de expressão da indisciplina escolar;

Enfatizar a importância de se estabelecer limites na medida certa;

Diferenciar indisciplina ativa de indisciplina passiva;

Dar sugestões de como promover um comportamento positivo e bom aproveitamento escolar;

Apresentar considerações sobre encaminhamentos preventivos em nível de escola, enfatizando a necessidade de uma postura compartilhada em relação à indisciplina, na forma de uma política definida, de bases democráticas;

Valorizar a relação professor/aluno para o favorecimento da disciplina;

Reconhecer o papel da família em relação à indisciplina;

Oportunizar o desenvolvimento da autonomia.

Conteúdo Programatico

A EDUCAÇÃO E ASPECTOS FUNDAMENTAIS: A escola e sua função social; Cidadania e Educação; Autoridade e Autoritarismo na escola e na vida: diferenças; Estratégias para a disciplina no âmbito escolar: revendo as Práticas Pedagógicas; O Professor e as Intervenções Pedagógicas; O papel da escola e da família no contexto cidadão; Estabelecendo limites na escola; Premissas Pedagógicas Fundamentais.


A RELAÇÃO DO PROFESSOR E ALUNO: Relação professor / aluno e Disciplina/Indisciplina; A importância das atitudes dos professores na construção da disciplina escolar; Disciplina Ativa e Disciplina Passiva;  O Aluno "Sem Limites".


A PARCERIA FAMÍLIA E ESCOLA: Conceito de Família; Família e a Educação; O Papel da Escola e do Professor Frente à Família; Estratégias Utilizadas na Parceria da Família com a Escola.


O REGIMENTO ESCOLAR E A ABORDAGEM DA DISCIPLINA E INDISCIPLINA: A indisciplina e o Ato Infracional; Formas de Combate e Prevenção da Indisciplina no Regimento Escolar.


DISCIPLINA E INDISCIPLINA: PERCEPÇÕES E ESTRATÉGIAS: Dicas para a promoção de um comportamento positivo e o bom aproveitamento escolar; Identificar a compreensão de indisciplina; Caracterizar as competências do professor para a disciplina e indisciplina; O valor da mediação no âmbito escolar para o sucesso da disciplina; O papel do professor frente à disciplina; Uma Leitura Pedagógica da Indisciplina Escolar.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar