Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

MÚSICA: LINGUAGEM ESSENCIAL À EDUCAÇAO INFANTIL

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar conhecimentos sobre a importância da música na Educação Infantil, reconhecendo-a como ferramenta pedagógica, entendendo os aspectos favoráveis que o seu ensino pode proporcionar às crianças neste nível de ensino e percebendo as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho, visando o redimensionamento a prática educacional do professor. 

  •  
  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender a música como linguagem e forma de conhecimento;

Fazer um breve relato sobre a história da música no Brasil e no mundo;

Entender a importância do aprendizado de música na socialização e aprendizagem; 

Apresentar as possibilidades da música como ferramenta pedagógica;

Entender os aspectos favoráveis que o ensino de música pode proporcionar às crianças da educação infantil;

Perceber as formas de interação da música com os demais eixos de trabalho;

Analisar as contribuições que o ensino de música pode proporcionar ao desenvolvimento das crianças na educação infantil;

Reconhecer que as crianças usam a música como forma de expressão, para estabelecer regras, relações sociais, diversão, alegria e aprendizagem;

Detectar, por meio da música, as dificuldades de aprendizagem apresentadas pela criança;

Incentivar ações, comportamentos motores e gestuais;

Priorizar os diferentes estilos musicais;

Conhecer a dinâmica do ensino de música nas escolas; 

Refletir a respeito de novas possibilidades da música na educação infantil;

Dar exemplos e possibilidades de utilização da música em sala de aula.

Conteúdo Programatico

UM BREVE RELATO DA HISTÓRIA DA MÚSICA NO MUNDO E NO BRASIL: A música no mundo; A música no Brasil.


A MÚSICA COMO INSTRUMENTO PEDAGÓGICO: A música como ferramenta pedagógica; A importância da música no desenvolvimento das crianças; A relação existente entre a música e o processo de ensino-aprendizagem; A música e a interdisciplinaridade; A relação de entendimento entre o barulho e o silêncio; Elementos diferenciadores no entendimento da música: repertórios musicais variados com sons da natureza.


A MÚSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: A inserção da música na Educação Infantil; O Significado da Música na Educação Infantil; A prática da música na Educação Infantil; Os estilos musicais na Educação Infantil: músicas para aconchego; cantigas de roda; ritmos africanos e outros; Detectando as dificuldades apresentadas pelas crianças por meio da música; Exemplos e possibilidades de como usar a música em sala de aula.


A MÚSICA COMO FORMA DE EXPRESSÃO, PARA ESTABELECER REGRAS, RELAÇÕES SOCIAIS, DIVERSÃO, ALEGRIA E APRENDIZAGEM: A música como ferramenta incentivadora da criatividade nas crianças; A música como fator de desinibição numa convivência coletiva; As brincadeiras com palmas, rodas e cirandas como meio de desenvolvimento da percepção e atenção; As danças e rodopios.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar