Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

A COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Ampliar os conhecimentos acerca do planejamento educacional e a importância do Coordenador Pedagógico na concepção e execução do Projeto Político Pedagógico, ressignificando a prática educacional.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Promover uma reflexão sobre o trabalho pedagógico e a gestão democrática, favorecendo a formação cidadã do estudante;

Analisar as contribuições da coordenação pedagógica, para o processo ensino- aprendizagem;

Possibilitar a vivência de processos de produção de conhecimentos que busquem uma melhor compreensão da escola em suas determinações;

Estimular o desenvolvimento de práticas de coordenação do trabalho pedagógico que contribuam para a aprendizagem efetiva dos alunos, de modo a incidir, progressivamente, na melhoria do desempenho escolar;

Contribuir para a reflexão e prática do coordenador pedagógico junto ao professor na realização do processo ensino-aprendizagem;

Reconhecer que a coordenação pedagógica tem função essencial no que se refere à chamada formação continuada em serviço dos professores, levando-os a refletir sobre a própria atuação em sala de aula;

Enfatizar que o coordenador pedagógico, enquanto elemento articulador da elaboração e execução da proposta pedagógica, precisa estar em um processo permanente de formação, sendo capaz de preparar e sensibilizar os educadores sobre tais mudanças e o que estas exigem da educação contemporânea;

Entender que a coordenação pedagógica contribui para organização e gestão do trabalho pedagógico, tanto no que tange especificamente ao processo ensino-aprendizagem como aos diferentes segmentos da comunidade escolar;

Possibilitar o aprofundamento de debates sobre a construção coletiva do projeto pedagógico, bem como na articulação, integração e organização das ações pedagógicas.

Conteúdo Programatico

CONSTITUIÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA ENQUANTO CAMPO DE TRABALHO: Visão histórica da coordenação pedagógica; Conceituando coordenação pedagógica; Conceituando projeto político-pedagógico; Conceituando qualidade de ensino.


O PAPEL DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NO TRABALHO ESCOLAR: Atividades da coordenação pedagógica; O papel da coordenação pedagógica na elaboração do projeto político-pedagógico; Ações do coordenador: descrever, informar, confrontar e reconstruir; Comunicação coordenador x professor.


COORDENADOR PEDAGÓGICO E SUA ATUAÇÃO: O perfil do coordenador pedagógico diante das necessidades da escola; O papel do coordenador pedagógico na organização da escola; O coordenador pedagógico no desenvolvimento das relações interpessoais da escola; Como o coordenador pedagógico interage com as práticas educativas?; Gerenciamento de conflitos.


COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA E FORMAÇÃO CONTINUADA: O coordenador pedagógico e a formação continuada; Formação continuada de professores; A avaliação como elemento indispensável da ação coordenativa.


A ATUAÇÃO DA COORDENAÇÃO PEDAGÓGICA COM A COMUNIDADE ESCOLAR: Comunicação escola x família; Comunicação professor x aluno; Planejamento de reuniões pedagógicas; Modelos de pautas para reuniões pedagógicas.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar