Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ORIENTADOR EDUCACIONAL E A MEDIAÇÃO NA ESCOLA

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Analisar o papel do orientador educacional no ambiente escolar e as suas possibilidades de intervenções na promoção da formação do cidadão crítico, reflexivo e consciente da realidade onde ele vive.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Refletir criticamente sobre a atuação do orientador educacional no cotidiano escolar;

Apresentar técnicas de investigação do SOE;

Repensar ações que promovam a integração família-escola;

Estabelecer pontes de atuação do orientador junto aos alunos e professores;

Refletir sobre a função do orientador educacional, no que tange ao planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de tarefas próprias do setor da educação; 

Reconhecer a importância da produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares;

Desenvolver a habilidade de negociar e prever ações;

Compreender a importância da formação continuada;

Levar possibilidades de desenvolvimento cognitivo, cultural e emocional para o espaço escolar.

Conteúdo Programatico

ASPECTOS EVOLUTIVOS DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL E DA ESCOLA: Breve histórico da Orientação Educacional; Como era e como é (hoje) o ambiente escolar?; Planejamento e suas dimensões; O que é planejamento em Orientação Educacional?; Plano de ação da Orientação Educacional (elaboração).


PAPEL DO ORIENTADOR EDUCACIONAL NO AMBIENTE ESCOLAR: Atribuições do Orientador Educacional; Áreas de atuação do Orientador Educacional; Atuação do Orientador Educacional no cotidiano escolar.


POSSIBILIDADES DE INTERVENÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA ESCOLA: Técnicas de investigação do Serviço de Orientação Educacional (SOE); Promoção da integração família-escola; Integração dos grupos (atores educacionais); Mediação de conflitos.


INTERVENÇÃO DA ORIENTAÇÃO EDUCACIONAL NA FORMAÇÃO DO CIDADÃO CRÍTICO E REFLEXIVO: Gestão escolar – ações conjuntas; Desenvolvimento dos aspectos cognitivos, culturais e emocionais no espaço escolar.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar