Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO NATURAL

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Apresentar aos professores o processo e a metodologia da Alfabetização Natural, provocando reflexões sobre as relações existentes entre as temáticas da alfabetização, linguagem, letramento e leitura da literatura, instrumentalizando-os para a formação de indivíduos que se percebam leitores competentes e que possam exercer o papel de cidadão ativo na sociedade em que vivem.


  • OBJETIVOS DA APRENDIZAGEM

Conhecer o processo da alfabetização natural e suas bases filosóficas;

Entender que a criança aprende por meio das relações que estabelece com seu ambiente, como acontece no processo de alfabetização e letramento;

Reconhecer que alfabetizar = decodificar + compreender + utilizar na vida diária;

Repensar o papel do professor e do aluno no processo ensino-aprendizagem, buscando alternativas para um trabalho de qualidade;

Compreender que o professor não alfabetiza o aluno; ele é o mediador entre o aprendiz e a escrita, entre o sujeito e o objeto deste processo de apropriação do conhecimento;

Entender a metodologia da alfabetização natural dentro da perspectiva do letramento, linguagem e literatura;

Conhecer como se desenvolvem as fases da metodologia da alfabetização natural;

Possibilitar o uso da língua em diferentes situações sociais de leitura e escrita;

Reconhecer a importância da escolha do vocabulário pelo aluno para o processo de alfabetização, inserindo-o no campo das letras em seu sentido e contexto social;

Permitir que o aluno interprete ideias, faça analogias e perceba os aspectos polissêmico e polifônico da língua;

Reconhecer que os jogos e as brincadeiras possibilitam os saberes lógico-matemáticos, a oralidade, a escrita, a memória e a atenção;

Possibilitar que o aluno escolha conteúdos/ideias/atividades que atendam ao seu interesse no momento;

Viabilizar o processo de pré-leitura; da leitura real e do desenvolvimento da autonomia;

Compreender a importância da leitura da imagem na alfabetização; 

Entender como se dão as etapas da construção da linguagem escrita;

Reconhecer que a avaliação formativa do aluno é imprescindível para o redirecionamento da ação didática do professor; 

Reconhecer a avaliação continuada como prática de investigação, interrogando a relação ensino-aprendizagem e buscando identificar os conhecimentos construídos e as dificuldades do aluno de uma forma dialógica;

Dar subsídios ao professor para a avaliação formativa e continuada do aluno.

Conteúdo Programatico

O QUE É ALFABETIZAÇÃO NATURAL: A alfabetização natural e suas origens; A alfabetização natural e o letramento; A alfabetização natural e o uso das diferentes linguagens; A linguagem oral e a leitura; A aprendizagem da leitura e a sua relação com as pessoas e o ambiente da criança; A estruturação do método de alfabetização natural; Bases filosóficas do método de alfabetização natural; Características gerais e específicas do processo; O trabalho diversificado, livre e criador.


A METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO NATURAL – FASE I: A PRÉ-LEITURA: Objetivos da pré-leitura; Como começar?; A importância de se usar as palavras escolhidas pelos alunos; Critérios para a seleção do vocabulário; O ensino da escrita; Produção de textos na pré-leitura; Materiais e atividades na pré-leitura; A importância da ilustração; Sugestões de atividades de leitura e ilustração; de leitura e interpretação e de composição de frases; Jogos na pré-leitura; Pré-livros e leiturinhas.


A METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO NATURAL – FASE II: A LEITURA REAL: Pré-requisitos da leitura real; A preguicinha; A caçada; Materiais e atividades de caçada; Materiais e atividades de introdução à leitura real; Bloquinho mágico; Atividades no caderno; Jogos de leitura real; Verificação final da leitura real.


A METODOLOGIA DA ALFABETIZAÇÃO NATURAL – FASE III: LEITURA COM AUTONOMIA: Descoberta, percepção e uso de algumas regras gramaticais dentro do contexto; Meios e recursos de promoção do desenvolvimento com autonomia; Características essenciais ao primeiro livro de leitura; Composições escritas (funcionais e criativas); A correção das composições; Exercícios impressos X materiais para estudo independente; Introdução e uso da pauta; Materiais e atividades do desenvolvimento da autonomia; Jogos de leitura rápida e com autonomia.


A AVALIAÇÃO DO ALUNO NA ALFABETIZAÇÃO NATURAL: A avaliação formativa e continuada; Os deveres e a autoavaliação; A correção dos trabalhos; Formulários auxiliares para registro da avaliação do aluno; Avaliação fase I – pré-leitura; Avaliação fase II – leitura real; Avaliação fase III – leitura com autonomia.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar