Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

DIVERSIDADE SEXUAL NA ESCOLA

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Capacitar o profissional sobre o papel da educação para diversidade, destacando a diversidade sexual neste contexto, reconhecendo as diferenças e superando os preconceitos, afim de que o mesmo possa  consolidar uma prática educativa cada vez mais voltada para a escola que reconheça a pluralidade de identidades e que promova a inclusão social.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Compreender os conceitos sobre diversidade sexual;

Analisar as políticas públicas existentes acerca da diversidade sexual e de gênero;

Conhecer a legislação vigente sobre os direitos humanos;

Identificar os aspectos legais existentes em relação à educação, à igualdade de gênero e ao reconhecimento da diversidade sexual;

Refletir sobre as questões relativas a gênero, orientação sexual e sexualidade no terreno da ética e dos direitos humanos, vistos a partir de uma perspectiva emancipadora.

Entender o processo de formação dos professores da área de educação para a cidadania e diversidade sexual;

Identificar as questões que englobam o currículo, a diversidade sexual, cultural e racial;

Compreender as especificidades que envolvem a produção de material didático, referente à temática da diversidade sexual;

Discutir a educação escolar a partir de uma perspectiva crítica e problematizadora, questionar relações de poder, hierarquias sociais opressivas e processos de subalternização ou de exclusão.

Conteúdo Programatico

ASPECTOS HISTÓRICOS E LEGAIS SOBRE A EDUCAÇÃO SEXUAL NO BRASIL: Trajetória histórica da Educação Sexual no Brasil; Aspectos Legais e documentos norteadores.


COMPREENDENDO A EDUCAÇÃO SEXUAL: Conceitos Fundamentais; As abordagens sobre a Educação Sexual; O Papel da Escola na Educação Sexual.


ORIENTAÇÃO SEXUAL E O CURRÍCULO: O Currículo Escolar; Temas Transversais e a Orientação Sexual; Educação Infantil e a Orientação Sexual; Ensino Fundamental e a Orientação Sexual; Ensino Médio e a Orientação Sexual.


SEXUALIDADE E PSICANÁLISE: O início da Teoria Psicanalítica; Principais Conceitos na Psicanálise; Sexualidade e Educação na concepção Psicanalítica.


A ADOLESCÊNCIA E A SEXUALIDADE: A puberdade; A família; O adolescente e a escola.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar