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Nome do curso

FORMAÇÃO PARA GARÇOM E GARÇONETE

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

Contextualizar o profissional garçom/garçonete nos dias de hoje;

Conhecer as principais condutas e diretrizes a serem seguidas profissionalmente;

Entender a ordem hierárquica profissional;

Perceber a relevância da aparência e da higiene pessoal no trabalho desenvolvido;

Aprender os pontos essenciais de um treinamento;

Desenvolver conhecimento no manuseio de uma bandeja;

Entender o conceito de mise en place;

Aprender os principais procedimentos a serem realizados antes de o cliente chegar;

Entender as técnicas das principais modalidades de serviço existentes;

Desenvolver o conhecimento da área de eventos e seus campos de atuação;

Conhecer as principais atitudes e habilidades que esse profissional deve desenvolver para antecipar e resolver problemas do cotidiano;

Conhecer as principais regras de atendimento ao cliente em estabelecimentos de alimentação;

Ter acesso ao conhecimento dos mais diversos tipos de bebidas;

Aprender sobre as principais técnicas e condutas do serviço de bebidas;

Deter noções elementares de inglês para garçons e garçonetes;

Conhecer os principais vocábulos utilizados nos serviços de alimentação.

Conteúdo Programatico

Requisitos para a Contratação desse Profissional: Velhas tradições em novos tempos; Principais conhecimentos; Principais qualidades; A Postura; O olhar; O sorriso; Tom de voz; Relações interpessoais; Trabalho em equipe; A primeira impressão; Condutas não permitidas; Ações que devem ser evitadas; Deveres do(a) garçom/garçonete.

 

Organograma: Equipe de trabalho; Gerente de restaurante ou gerente de alimentos e bebidas (A&B); Maître; Recepcionista; Sommelier; Chefe de fila; Barista; Bartender; Garçom/Garçonete; Commis; Aprendiz; Operador de caixa; Manobrista.

 

Cuidados Pessoais: Apresentação pessoal; Uniformes; Uniformes: informações gerais; Uniformes para os homens; Uniformes para as mulheres.

 

Treinamento: Pontos essenciais; Uso da bandeja; Dicas de manuseio para pessoas sem experiência; Dicas de manuseio para pessoas com alguma experiência; Dicas de manuseio de pratos prontos; Dicas de manuseio do alicate; Dicas de manuseio de jarras; Comanda manual; Modelo da comanda manual; Comanda eletrônica; Noções de segurança no trabalho.

 

Preparando o Ambiente: Ambiente; Mise en place do salão; Mise en place dos utensílios; Mise en place dos utensílios do ménage; Mise en place de outros utensílios; Mise en place do aparador; Mise en place do guéridon; Mise en place das mesas; Mise en place; Mise en place: montagem simples; Mise en place: montagem de base à la carte; Montagem para serviço de banquete; Material;  Mobiliário; Equipamentos/Utensílios; Louças; Copos, taças e xícaras; Talheres (aço inox ou prata); Baixelas (aço inox ou prata); Enxoval; Dobraduras de guardanapos.

 

Tipos de Serviço de Alimentação: Setor de alimentação; Serviço de alimentação; Serviço à inglesa; Serviço à francesa; Serviço empratado (prato pronto); Serviço à brasileira (travessa sobre a mesa); Serviço à russa; Serviço à americana/bufê/self-service; Serviço de quarto (room service); Banquete; Serviço de coffee break; Serviço de cocktail party; Serviço de couvert; Revisando os procedimentos dos serviços.

 

Serviços e Procedimentos de Bebidas: Serviços de Bebidas; Refrigerantes e água; Sucos; Cerveja; Bebidas destiladas (servidas em doses); Conhaque; Vinho; Vinho tinto; Decantação; Vinhos brancos e rosés; Vinhos fortificados; Vinho espumante; Licor; Café.

 

Cliente: Atendimento ao cliente; Dicas de atendimento; Agilidade; Procedimentos de atendimento a mesas grandes; Procedimentos de atendimento para crianças; Lidando com imprevistos; Sabendo escutar; Atendendo reclamações; Finalizando o atendimento; Fechando a conta; Objetos esquecidos; Fechamento do estabelecimento.

 

Inglês: Inglês para empresas de alimentação; Mise en place; Recepcionando o cliente; Interpretação e tradução do cardápio; Categorias dos alimentos; Legumes; Frutas; Pedidos extras; Temperos; Tipos de batata; Preparação dos alimentos; Pratos de carne e frango; Tipos de cozimento do filé; Bebidas; Características ou complementos das bebidas; Características das cervejas; Características dos vinhos; Sobremesas; Café; Conheça o seu café; Finalizando o atendimento.

Certificado de conclusão


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