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Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO: DA LÍNGUA ESCRITA À PRÁTICA ESCOLAR

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Identificar recursos e instrumentos das práticas alfabetizadoras numa perspectiva infantil, baseados nos principais teóricos da área de alfabetização e as teorias sobre a aprendizagem.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Ampliar o conceito sobre alfabetização e letramento dentro e fora de sala de aula;

Expandir os conhecimentos em relação ao processo da aquisição da língua escrita, através das teorias da psicogênese;

Conhecer a prática pedagógica mediante o trabalho do professor reflexivo;

Observar as dificuldades dos alunos na apropriação da língua escrita;

Refletir sobre o papel do livro didático e as multimídias na escola.

Conteúdo Programatico

MODELOS DE LINGUAGENS: Modelo psicolinguístico de leitura; Modelo interacionista de leitura; Modelo sociopsicolinguístico de leitura; Leitura sociopsicolinguística: influência de Vygotsky, Luria, Bakhtin e Freire.


PRESSUPOSTOS DA LÍNGUA ESCRITA: A ampliação do conceito de alfabetização e letramento; Alfabetização e letramento na Educação Infantil; Perspectivas e conhecimentos envolvidos nos processos de alfabetização e letramento; O ensino da língua portuguesa nas séries iniciais.


COMPREENSÃO E VALORIZAÇÃO DA CULTURA ESCRITA: Alfabetismo: a função social da escrita; Desenvolvimento da oralidade; Desenvolvimento da leitura; Produção de textos.


FORMAS DE ORGANIZAÇÃO DE TRABALHO: O planejamento e a organização do trabalho em torno da alfabetização; Eixos gerais que auxiliam na organização do trabalho; Criação de contextos significativos; Modos de organização das atividades; As relações da língua orla e escrita.


LER E ESCREVER NA ESCOLA: Ler e escrever na escola: o real, o possível e o necessário; Dificuldades envolvidas na escolarização das práticas; Letramento na fase inicial da escola; A promoção da aprendizagem significativa.


ALFABETIZAÇÃO LITERÁRIA: A relação entre literatura e televisão; A leitura literária no processo de alfabetização: mediação do professor; A produção cultural para a criança; A escolarização da literatura; Algumas possibilidades da literatura e o leitor criança; Repertórios de leituras; A capacidade de análise crítica; A leitura literária nos livros didáticos.


A QUESTÃO DO LIVRO DIDÁTICO: O preconceito do livro didático; O livro didático de alfabetização; A escrita, o livro e a escola; O livro e os materiais didáticos; Os materiais didáticos adequados em sala de aula.

Certificado de conclusão


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