Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO, TEORIAS E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Conhecer e ampliar os diversos conceitos de alfabetização, incentivando a reflexão das práticas escolares adotadas pelo professor, teorias de aprendizagem e suas práticas educacionais.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Discorrer sobre como as principais ideias abordadas por Maria Montessori, Jean Piaget, Emília Ferreiro, Célestin Freinet, Paulo Freire, Henri Wallon e Lev Vygotsky influenciaram metodologias de ensino relacionadas à alfabetização; 

Identificar recursos e estratégias para a aquisição da leitura e da escrita a partir dos estudos de Emília Ferreiro;

Analisar as manifestações gráficas da criança em relação à escrita, conforme a teoria da psicogênese;

Oportunizar o estudo e a compreensão dos níveis estruturais da linguagem escrita.

Conteúdo Programatico

OS PENSADORES DA EDUCAÇÃO: Maria Montessori; Jean Piaget; Emília Ferreiro; Henry Wallon; Lev Vygotsky; Célestin Freinet; Paulo Freire.


AS TEORIAS E CONCEPÇÕES SOBRE O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: Teoria Inatista; Teoria Empirista; Concepção Construtivista.


MÉTODOS DE ENSINO: Letramento e alfabetização; Métodos: sintético, analítico e analítico-sintético; Método de ensino e método de aprendizagem.


A ESCRITA INFANTIL: Teoria da psicogênese; Hipótese pré-silábica; Hipótese silábica; Silábica-alfabética; Alfabética.


PROBLEMAS DE LEITURA E ESCRITA: Dificuldade de aprendizagem; Dislexia escolar; Dificuldades de leitura; Dificuldades de linguagem escrita.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar