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Nome do curso

SAÚDE EMOCIONAL DO EDUCADOR

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Capacitar o professor na identificação dos processos que culminam no adoecimento dos educadores, levando-o a compreender como a categoria pode enfrentar fatores estressantes no trabalho, mediante políticas educacionais, e quais os fatores geradores desses processos de adoecimento, redimensionando as ações em prol da construção de um ambiente saudável no trabalho.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Elucidar os aspectos que prejudicam a saúde emocional do educador e propor a discussão do tema, bem como sugestionar soluções para a melhoria da qualidade de vida dos profissionais da educação;

Reconhecer que a importância do desenvolvimento da competência emocional do professor, considerando as frustrações, problemáticas e vicissitudes que lhe são peculiares no exercício de sua profissão é uma necessidade emergente;

Estimular reflexões relativas à importância do preparo emocional do professor, tornando-o capaz de gerenciar suas emoções e as emoções de seus alunos, no que tange a uma prática relacional de bem-estar e confiança entre si e seus educandos;

Realizar breve revisão histórica sobre o estresse entre os profissionais da educação;

Conhecer estratégias para enfrentar o estresse;

Descrever as dificuldades decorrentes do trabalho docente;

Conceituar a Síndrome de Burnout;

Descrever e problematizar a Síndrome de Burnout: estado da arte;

Relatar e discutir as contribuições de Codo sobre o Burnout entre os educadores;

Identificar os fatores que prejudicam a saúde emocional do trabalhador da educação;

Propor soluções para prevenir e remediar problemas de saúde decorrentes da prática docente;

Evidenciar a necessidade da promoção do bem-estar docente para uma efetivação do processo educacional;

Abordar os aspectos relacionados à psicologia positiva: Movimentação resiliente;

Compreender as condicionantes que acarretam o sofrimento do educador;

Analisar a influência no trabalho das angústias pessoais dos profissionais da educação;

Identificar os saberes necessários aos educadores para lidar com as moléstias concernentes ao trabalho docente.

Conteúdo Programatico

O EDUCADOR E O SEU TRABALHO: Profissionais da educação; O docente e suas condições laborais; O estresse ocupacional nos profissionais da educação; O trabalho docente; Implicações do trabalho sob pressão.


O PROFESSOR NAS DIMENSÕES PESSOAL E PROFISSIONAL: Formação do docente; O professor e a sua qualidade de vida no trabalho; Demandas familiares e influência na profissão; Inter-relação professor/aluno; A educação dos filhos de professores; Paulo Freire e os saberes necessários aos educadores; A afetividade na prática pedagógica; Docência: uma ocupação feminina?.


VIOLÊNCIA ESCOLAR: Violência escolar: um breve histórico; Assédio moral nas organizações; O educador e a prevenção da violência; Violência escolar e suas relações causa/consequência.


DOENÇAS OCUPACIONAIS RELATADAS AO TRABALHO DOCENTE: Distúrbios vocais; Transtornos depressivos; Problemas de memória; Transtorno do estresse pós-traumático.


O TRABALHO DOCENTE E A SÍNDROME DE BURNOUT: Dimensões da Síndrome de Burnout; Exaustão emocional: o começo da desistência; Despersonalização: a coisificação dos sujeitos; Baixa realização pessoal no trabalho: autoavaliação negativa; Identificação do Burnout; Aspectos causais do Burnout; Consequências do Burnout; Formas de tratamento; Codo e o Burnout entre os profissionais da educação na realidade brasileira.


PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR DOCENTE: Resiliência docente: superação de adversidades; A importância da atividade física; A organização e a promoção de qualidade de vida; Alguns apontamentos sobre saúde emocional; A unicidade corpo-psique de Reich e a educação; Programa SP Educação com Saúde: exemplo de política pública.

Certificado de conclusão


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