Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

ALFABETIZAÇÃO INFANTIL

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aprimorar os conhecimentos dos docentes acerca do processo da aquisição da leitura e da escrita, contribuindo para a construção de uma prática educacional comprometida e consciente no processo de letramento e alfabetização dos alunos, com ênfase nos três anos iniciais do Ensino Fundamental.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer as concepções de ensino e aprendizagem que influenciam na prática educacional;

Analisar o percurso da alfabetização nos anos iniciais do Ensino Fundamental;

Compreender a concepção de letramento e alfabetização e as suas diferenças;

Sistematizar os diferentes enfoques acerca do método sintético e do método analítico;

Intensificar os conhecimentos em relação à psicogênese da alfabetização;

Entender o papel de mediador do professor sobre as estratégias cognitivas de leitura;

Reconhecer a importância da produção escrita e oral para alfabetização.

Conteúdo Programatico

OS GRANDES PENSADORES DA EDUCAÇÃO: Karl Marx; Anton Makarenko; John Dewey; Édouard Claparède; Maria Montessori; Jean Piaget; Lev Vygotsky; Henri Wallon; Emília Ferreiro; Paulo Freire; Edgar Morin; Anísio Teixeira; Florestan Fernandes; Michel Foucault; Pierre Bourdieu; Lawrence Stenhouse; Howard Gardne.


CONCEPÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM: A perspectiva behaviorista de ensino-aprendizagem; A perspectiva cognitivista de ensino-aprendizage; Implicações da teoria sócio-histórico-cultural; Ações pedagógicas na perspectiva da teoria sócio-histórica.


ALFABETIZAÇÃO NOS ANOS INICIAIS: O que é alfabetização?; A importância da leitura; Métodos de alfabetizaçã; A cartilha como instrumento de ensino; Correntes de ensino; O planejamento e a organização da alfabetização; O papel da variável metodológica no processo de alfabetização.


A ALFABETIZAÇÃO À LUZ DO CONSTRUTIVISMO: Construtivismo: uma teoria do conhecimento; O construtivismo não é um método de ensino; A construção do conhecimento; A produção do conhecimento no contexto escolar; Apropriação do conhecimento.


PSICOGÊNESE DA ALFABETIZAÇÃO: A psicogênese da língua escrita; Nível pré-silábico; Nível intermediário I; Nível silábico; Nível silábico-alfabético ou intermediário II; Nível alfabético; O que é ser educador?; O desafio do educador; Situações de aprendizagem.


AQUISIÇÃO DA LINGUAGEM ESCRITA DA CRIANÇA: Aprendendo a ensinar; Ensinar a aprender; O ato de escrever; Avaliação da aprendizagem: aprender através do erro.


DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM E O FRACASSO ESCOLAR: As dificuldades de aprendizagem; Níveis de dificuldade da criança; Transtorno de déficit de atenção/hiperatividade - TDAH; Dislexia; Dislexia e fracasso escolar; Fracasso escolar: um dos motivos da delinquência.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar