Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA ESCOLA

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Compreender a importância do planejamento participativo e sua efetiva realização na escola enquanto instrumento de organização do trabalho escolar e parte fundante da gestão democrática.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Esclarecer e expandir o conceito de planejamento participativo e sua relação com a gestão democrática;

Entender a conjugação entre a comunidade escolar e o processo do planejamento participativo;

Relacionar a efetividade do Projeto Político Pedagógico com a realização do planejamento participativo;

Inferir o planejamento participativo como um ato de exercício da cidadania;

Compreender a importância das lideranças representativas da escola na elaboração das ações participativas;

Sugerir estratégias de participação democrática e planejamento participativo;

Compreender que a legitimidade do plano estratégico da instituição escolar é resultante da participação de toda a comunidade escolar;

Reconhecer a comunicação entre as pessoas que integram a escola como a base para se implantar um trabalho participativo;

Entender a importância da comunicação e da troca de experiências entre as instituições escolares como forma de integrar os ganhos institucionais.

Conteúdo Programatico

INTEGRAÇÃO DE DIVERSAS ÁREAS DO CONHECIMENTO NAS AÇÕES PARTICIPATIVAS NA ESCOLA: Apresentação; Integração das diversas áreas do conhecimento; Educação e política; Ética e competência nas ações participativas; A filosofia, a psicologia e a psicopedagogia participando das ações e planejamento na escola; A escola e as ações participativas: que escola queremos e buscamos?.


PLANEJAMENTO PARTICIPATIVO NA ESCOLA: A elaboração do currículo – uma ação participativa; Construção de um projeto político-pedagógico na escola – uma ação participativa; A elaboração do currículo – uma ação participativa.


A GESTÃO COMPARTILHADA: O gestor e a gestão democrática; Algumas perspectivas de gestão; A participação; A importância da comunicação; A competência na comunicação; Considerações finais sobre a gestão participativa e suas implicações na escola.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar