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Nome do curso

PEDAGOGIA HOSPITALAR

Investimento

R$160.00

Formas de pagamentos

180 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Propiciar o conhecimento sobre a Pedagogia Hospitalar no Brasil a partir de uma análise histórica, legislativa e atual, possibilitando uma nova visão sobre o atendimento educacional no hospital e ressignificando as relações entre os sujeitos (usuários, acompanhamentos, familiares e equipe técnica) no ambiente hospitalar.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Conhecer o processo histórico sobre a classe hospitalar;

Enfatizar que a prática da pedagogia hospitalar busca modificar situações e atitudes junto aos jovens internados, envolvendo-os em um ambiente de modalidades de intervenção e ação com programas adaptados às capacidades e disponibilidades de cada um;

Analisar as legislações existentes sobre a classe hospitalar; 

Distinguir as concepções acerca da pedagogia hospitalar, classe hospitalar e escola hospitalar;

Identificar a clientela que faz parte do Programa Pedagogia/Classe Hospitalar na perspectiva da educação inclusiva; 

Comparar as diferenças existentes acerca do atendimento educacional realizado no ambiente hospitalar e o trabalho desenvolvido em sala de aula; 

Compreender as especificidades relacionadas ao atendimento educacional voltado para criança/adolescente hospitalizado, principalmente no que se refere ao currículo e ao processo de avaliação da aprendizagem;

Entender a importância da qualificação profissional contínua;

Identificar as habilidades/competências necessárias para o professor que atua no Programa Pedagogia Hospitalar;   

Dominar o conceito sobre adaptação escolar e sua aplicabilidade no ambiente hospitalar;

Reconhecer que entre os principais objetivos da pedagogia hospitalar está o de tornar o hospital um lugar mais agradável para o paciente;

Capacitar os profissionais da educação para atender conjuntamente a família/acompanhantes das crianças/adolescentes hospitalizados, favorecendo uma visão global do atendimento realizado no hospital; 

Entender a importância do brincar para o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem das crianças hospitalizadas;

Repensar as relações e os valores éticos no processo do cuidado;

Perceber que o processo de humanização nas instituições hospitalares pressupõe, principalmente, a compreensão do significado da vida do ser humano: princípios éticos, aspectos culturais, econômicos, sociais e educacionais, entre outros fatores;

Analisar a organização dos brinquedos no ambiente hospitalar a partir da Classificação do Internacional Council for Children’s Play;

Compreender a importância da família no processo de hospitalização da criança.

Conteúdo Programatico

FUNDAMENTAÇÃO HISTÓRICA, LEGISLAÇÃO E CONCEITOS: Histórico das Classes Hospitalares no Brasil; Aspectos Legais; Pedagogia Hospitalar, Classe Hospitalar e Escola Hospitalar; Público-alvo.


SAÚDE X EDUCAÇÃO: O hospital e o processo de humanização; A criança Hospitalizada: Aspectos Psicológicos; A criança e a morte; Doenças na Infância; Terminologias da Saúde e seus significados.


PRÁTICAS EDUCATIVAS NO AMBIENTE HOSPITALAR: Currículo; Adaptações Curriculares; Organização do Atendimento; Avaliação da Aprendizagem no Contexto Hospitalar; Espaços Físicos e Equipamentos; Classe Hospitalar no Distrito Federal.


FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: A Importância da Qualificação Profissional do Docente; As Competências/ Habilidades do Professor atuante no Programa Pedagogia Hospitalar; O Papel do Professor que atua no Programa Pedagogia Hospitalar; Aspectos Familiares no Processo de Hospitalização.


O BRINCAR E O PROCESSO DE APRENDIZAGEM: A Importância do Brinquedo e do Brincar; Os Brinquedos; Higienização dos Brinquedos e Materiais Pedagógicos; A Importância do Brincar no Ambiente Hospitalar.

Certificado de conclusão


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