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Nome do curso

ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO E A EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Oferecer subsídios acerca do trabalho educacional a ser realizado com os estudantes de altas habilidades/superdotação no contexto da educação inclusiva, redirecionando sua ação educativa e estabelecendo metas direcionadas para atender adequadamente o estudante. 


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Abordar as especificidades relacionadas ao diagnóstico de superdotação/altas habilidades;

Conhecer os aspectos legais que envolvem o Atendimento Educacional Especializado ofertado para os estudantes com altas habilidades/superdotação;

Compreender a importância das diferentes concepções acerca do aprender, organizar e processar as informações;

Distinguir as singularidades que envolvem o trabalho pedagógico e adaptação curricular para a construção de atividades pedagógicas para estudantes com superdotação/altas habilidades;

Fornecer subsídios teóricos e metodológicos aos professores e demais profissionais que atuam com estudantes com altas habilidades/superdotação; 

Entender o conceito da educação especial a partir da legislação estudada;

Identificar as estruturas dos Atendimentos Educacionais Especializados no âmbito da educação inclusiva;

Analisar a legislação existente acerca da educação inclusiva;

Entender as principais concepções relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva;

Discorrer sobre o conteúdo básico da Educação Especial e Educação Inclusiva;

Diferenciar a inclusão escolar da integração escolar;

Refletir sobre a importância da família no processo de aprendizagem do estudante com altas habilidades/superdotação.

Conteúdo Programatico

ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: Histórico; Concepções; Características; Os testes de inteligência.


FUNDAMENTAÇÃO LEGAL: Constituição Federal de 1988; LDB 9934/96 – Capitulo V – Da Educação Especial; Parecer CNE/CEB nº 17/2001; Diretrizes Nacionais para a Educação Especial na Educação Básica; Plano Nacional de Educação e ConBraSD.


RESPOSTAS ÀS NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS DE ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES/ SUPERDOTAÇÃO: Identificação de habilidades e talentos; Desenvolvimento intelectual e socioemocional do aluno com altas habilidades/superdotação; Sala de Recursos; Estratégias diversificadas de ensino.c.


INVESTIMENTO NOS ALUNOS COM ALTAS HABILIDADES: Aos gestores de educação; O olhar do senso comum e da ciência para altas habilidades/superdotação; Encorajamento de Potenciais; Propostas para alunos de baixa renda com altas habilidades/superdotação; Sugestões de atividades para o encorajamento de potenciais; Promoção da criatividade.


ALTAS HABILIDADES / SUPERDOTAÇÃO NO CONTEXTO FAMILIAR: Apoio familiar; Atendimento às famílias de alunos com altas habilidades/superdotação; A família e a participação no desenvolvimento das altas habilidades; Estilos parentais; Características da famílias; A família e a promoção das habilidades acadêmicas, artísticas e da criatividade fora do contexto escolar; Parceria assertiva: Família e escola.


EDUCAÇÃO ESPECIAL: Histórico da Educação Especial no Brasil; Princípios norteadores sobre Educação Especial; Princípio da Normalização; Princípio da Integração; Princípio da Individualização; Princípio da Inclusão.g.


DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHAS DE AÇÃO SOBRE NEES: Declaração de Salamanca; Linhas de ação sobre necessidades educativas especiais; Novas ideias sobre as necessidades educativas especiais; Diretrizes de ação no Plano Nacional; Diretrizes de ação nos planos Regional e Internacional; Dez anos de Declaração de Salamanca: avanços e desafios para a educação.


EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Educação Inclusiva: Conceito; Objetivos na perspectiva da inclusão Adaptação curricular; Parâmetros Curriculares Nacionais; O Currículo; Capacitação de profissionais para a Educação Inclusiva; Metodologia para o Ensino Inclusivo.     


ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A família e a escola no processo de inclusão; Revendo conceitos entre integração e inclusão; Educação Inclusiva ou Exclusiva.

Certificado de conclusão


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