Recomende esta página!

Fechar

Enviar
Voltar
Enviar para um amigo
Imprimir
Nome do curso

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E EDUCAÇÃO PRECOCE

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Possibilitar uma análise e reflexão a respeito da educação inclusiva, destacando o programa educação precoce como parte do atendimento educacional especializado, sendo este atendimento parte da rede de apoio das escolas inclusivas, redirecionando a intervenção pedagógica qualitativa em prol de cada estudante.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Entender o conceito da educação especial a partir da legislação existente;

Abordar os principais conceitos que envolvem a educação especial e a educação inclusiva;

Apresentar a legislação da educação especial;

Entender sobre os conceitos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva;

Compreender o Atendimento Educacional Especializado na perspectiva da educação inclusiva; 

Identificar as estruturas dos Atendimentos Educacionais da educação especial;

Distinguir a inclusão escolar da integração escolar;

Entender o Programa de Educação Precoce com enfoque no processo de aprendizagem

Distinguir as diferenças do atendimento terapêutico e do Programa de Educação Precoce; 

Identificar a clientela que faz parte da educação precoce;

Reconhecer a importância do pressuposto da interdisciplinaridade na educação precoce;

Compreender os aspectos da saúde que interferem no encaminhamento e no atendimento da clientela que faz parte da educação precoce; 

Analisar a importância do currículo na educação precoce;

Compreender a importância do papel do professor;

Valorizar o brinquedo e o brincar como processo de aprendizagem;

Entender a importância da família como participante ativo do programa educação precoce;

Compreender o processo de avaliação existente no Programa;

Identificar as especificidades do atendimento do bebê/criança com deficiência visual;

Compreender as possibilidades de intervenção/atendimento do bebê/criança com deficiência visual;

Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal com destaque para o Programa de Educação Precoce existente na rede pública de ensino.

Conteúdo Programatico

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Histórico da Educação Especial no Brasil; Princípios norteadores sobre Educação Especial; Princípio da Normalização; Princípio da Integração; Princípio da Individualização; Princípio da Inclusão.


LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Fundamentos Constituição de 1988; Lei /diretrizes e Bases da Educação LDB n.9394/96 e a Educação Especial Inclusiva; Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva; ResoluçãoCNE/CEB Nº 2, DE 11 de setembro de 2001; Plano Nacional de Educação; PNE e o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE).


DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHAS DE AÇÃO SOBRE NEES: Declaração de Salamanca; Linhas de Ação sobre Necessidades Educativas Especiais; Novas Ideias sobre as Necessidades Educativas Especiais; Diretrizes de Ação no Plano Nacional; Diretrizes de Ação nos Planos Regional e Internacional; Dez anos de Declaração de Salamanca: Avanços e Desafios para a Educação.


EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Educação Inclusiva: Conceito; Objetivos na perspectiva da inclusão; Adaptação Curricular; Parâmetros Curriculares Nacionais; Capacitação de Profissionais para a Educação Inclusiva; Metodologia para o Ensino Inclusivo.


ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A Família e a Escola no Processo de Inclusão; Revendo Conceitos entre Integração e Inclusão; Educação Inclusiva ou Exclusiva.


EDUCAÇÃO ESPECIAL: Atendimento de Educação Especializado; Programa de Educação/Intervenção Precoce - O Serviço de Apoio da Educação Especial na Educação Infantil; Público Alvo.


ASPECTOS DA SAÚDE: Terminologias e seus Significados na Área da Saúde - UTI/Neonatal; Principais Testes Realizados no Recém-Nascido; Patologias Relacionadas à Baixa Visão; Crescimento; Desenvolvimento.


ASPECTOS EDUCACIONAIS: Currículo; Construção do Currículo - Propostas de Atendimento; O Papel do Professor; A Importância do Brincar e do Brinquedo; Avaliação no Programa de Educação/Intervenção Precoce; Programa de Educação Precoce Voltado para a Criança com Deficiência Visual; A Família.

Certificado de conclusão


Matricule-se
Voltar