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Nome do curso

TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO, AUTISMO E EDUCAÇÃO INCLUSIVA

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Compreender a dimensão do atendimento com pessoas com Transtornos Globais do Desenvolvimento e transtorno do espectro autista, na perspectiva da educação inclusiva, redirecionando a ação educacional com vistas a atender cada estudante adequadamente.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Entender o conceito da educação especial a partir da legislação existente;

Abordar o conteúdo básico da educação especial e educação inclusiva;

Apresentar a legislação da educação especial;

Refletir sobre os documentos oficiais norteadores da educação inclusiva;

Entender sobre os preceitos da educação especial na perspectiva da educação inclusiva;

Identificar as estruturas dos Atendimentos Educacionais Especializados, que compõem o sistema de apoio da educação inclusiva;

Discorrer sobre o trabalho pedagógico e adaptação curricular para a educação especial inclusiva;

Diferenciar a inclusão escolar da integração escolar;

Abordar o conteúdo geral sobre Espectros do Autismo;

Apresentar a legislação da educação especial para autista;

Entender o modo diferente de aprender, organizar e processar as informações;

Discorrer sobre o trabalho pedagógico e adaptação curricular para a educação do autista;

Incentivar a formação e preparação de profissionais e instituições para trabalhar com o estudante com Transtorno Global do Desenvolvimento e/ou transtorno do espectro autista.

Conteúdo Programatico

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Histórico da Educação Especial no Brasil; Princípios norteadores sobre Educação Especial; Princípio da Normalização; Princípio da Integração; Princípio da Individualização; Princípio da Inclusão.


LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL – FUNDAMENTOS LEGAIS: Fundamentos Constituição de 1988; Lei /diretrizes e Bases da Educação LDB n.9394/96 e a Educação Especial Inclusiva; Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva; Resolução CNE/CEB Nº 2, DE 11 de setembro de 2001; Plano Nacional de Educação; PNE e o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE); O que diz a Legislação Nacional Brasileira; LDB – Capítulo V da Educação Brasileira; Decreto Nº 3.298, de 20 de dezembro de 1999; LEI Nº 4.709 DE 23 de novembro de 2007- Estado do Rio de Janeiro; PNEE - Plano Nacional de Educação; Idéias Sobre Necessidades Educativas Especiais.


DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHAS DE AÇÃO SOBRE NEES: Declaração de Salamanca; Linhas de ação sobre necessidades educativas especiais; Novas ideias sobre as necessidades educativas especiais; Diretrizes de ação no Plano Nacional; Diretrizes de ação nos planos Regional e Internacional; Dez anos de Declaração de Salamanca: avanços e desafios para a educação.


EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Educação Inclusiva: Conceito; Objetivos na perspectiva da inclusão; Adaptação curricular; Parâmetros Curriculares Nacionais; O Currículo; Capacitação de profissionais para a Educação Inclusiva; Metodologia para o Ensino Inclusivo.


ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A família e a escola no processo de inclusão; Revendo conceitos entre integração e inclusão; Educação Inclusiva ou Exclusiva.


TRANSTORNOS GLOBAIS DO DESENVOLVIMENTO: Conceito; Terminologia; Características; Tipologia; Incidência; O Transtorno Global do Desenvolvimento, outros Transtornos e Sugestões de Intervenção.


HISTÓRICO SOBRE O AUTISMO: Definição Geral; Conceito; Definição da Autism Society of American – ASA (1978); Definição da CID – 10 (2000); Condições que podem estar Associadas ao Autismo; Histórico: Síndrome de Asperger; Conceito.


DEFINIÇÕES: TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA/ TGD: Autismo: Definição e Diagnóstico; Síndrome de Asperger: Definição e Diagnóstico; Diagnóstico da Síndrome de Asperger Elaborada pelo Pesquisador Sueco Christopher Gillberg; Critérios Internacionais para o Diagnóstico da Síndrome de Asperger; O TEACCH - Tratamento e Educação das Crianças Autistas e com Deficiência em Comunicação; Remeter-se ao TEACCH como um Método.


ADAPTAÇÃO CURRICULAR E CAPACITAÇÃO PROFISSIONAL: Os Parâmetros Curriculares Nacionais; O currículo adaptado; Capacitação dos docentes; Sala de Recursos; Avaliação.


CONCEITOS: TGD E O ESPECTRO DO AUTISMO: Autismo Clássico ou Síndrome de Kanner; Síndrome de Asperger; Perturbação Desintegrativa na Segunda Infância ou Síndrome de Heller; Autismo Atípico; Traços do Autismo; Definição do DSM – IV – TR (2002).


CONVIVENDO COM O AUTISMO EM TERMOS GERAIS: Os impactos do Autismo na Família; Autismo e a Intervenção Pedagógica; Dicas de Ensino para Crianças e Adultos com Autismo; O que Pediria um Autista?.

Certificado de conclusão


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