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Nome do curso

EDUCAÇÃO INCLUSIVA E A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL

Investimento

R$230.00

Formas de pagamentos

300 horas

Objetivos do curso

  • OBJETIVO GERAL

Aperfeiçoar o profissional nos aspectos referentes à inclusão escolar, desenvolvendo práticas educativas que contemplem a diversidade dos processos de aprendizagem e a multiplicidade cultural dos estudantes, a fim de promover o atendimento educacional adequado a cada aluno, com ênfase nos atendimentos educacionais voltados para o estudante com deficiência intelectual.


  • OBJETIVOS DE APRENDIZAGEM

Entender o conceito da educação especial a partir da legislação existente;

Abordar os principais conceitos relacionados à educação especial e à educação inclusiva;

Apresentar os aspectos legais relacionados à inclusão escolar e à educação especial;

Entender sobre os principais conceitos da educação especial no contexto da educação inclusiva;

Discorrer sobre a importância do trabalho pedagógico diversificado e a adaptação curricular na perspectiva da educação inclusiva;

Definir o conceito de deficiência intelectual; 

Identificar as estruturas dos Atendimentos Educacionais Especializados;

Compreender o processo de transformação do conceito de deficiência mental para deficiência intelectual; 

Identificar as possíveis causas e prevenções do estudante com deficiência intelectual;

Conhecer a trajetória histórica da Educação de pessoas com deficiência mental/intelectual;

Identificar as especificidades relacionadas ao atendimento especializado e à formação dos professores da classe comum e do atendimento especializado;

Distinguir a inclusão escolar da integração escolar;

Oferecer meios de identificar as possibilidades de intervenção pedagógica dessa clientela;

Analisar a estrutura de atendimento da Secretaria de Estado de Educação do Distrito Federal, voltada para este grupo;

Identificar as diferentes formas de inserção no mundo do trabalho, a partir da legislação existente; 

Conhecer as legislações existentes sobre a educação inclusiva; 

Analisar o processo de construção da escola inclusiva; 

Entender a importância da rede de apoio para inclusão social e escolar desse grupo;

Compreender a importância do papel do professor no contexto da educação inclusiva.

Reconhecer a importância do trabalho multidisciplinar no contexto da escola inclusiva.

Conteúdo Programatico

EDUCAÇÃO ESPECIAL: Histórico da Educação Especial no Brasil; Princípios norteadores sobre Educação Especial; Princípio da Normalização; Princípio da Integração; Princípio da Individualização; Princípio da Inclusão.


LEGISLAÇÃO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL: Fundamentos Constituição de 1988; Lei /diretrizes e Bases da Educação LDB n.9394/96 e a Educação Especial Inclusiva; Diretrizes Nacionais para a Educação Inclusiva; Resolução  CNE/CEB Nº 2, DE 11 de setembro de 2001; Plano Nacional de Educação; PNE e o Plano Nacional de Educação Especial (PNEE).


DECLARAÇÃO DE SALAMANCA E LINHAS DE AÇÃO SOBRE NEES: Declaração de Salamanca; Linhas de ação sobre necessidades educativas especiais; Novas ideias sobre as necessidades educativas especiais; Diretrizes de ação no Plano Nacional; Diretrizes de ação nos planos Regional e Internacional; Dez anos de Declaração de Salamanca: avanços e desafios para a educação.


EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: Educação Inclusiva: Conceito; Objetivos na perspectiva da inclusão; Adaptação curricular; Parâmetros Curriculares Nacionais; O Currículo; Capacitação de profissionais para a Educação Inclusiva; Metodologia para o Ensino Inclusivo.


ÉTICA, CIDADANIA E EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA: A família e a escola no processo de inclusão; Revendo conceitos entre integração e inclusão; Educação Inclusiva ou Exclusiva.


INFORMAÇÕES BÁSICAS SOBRE A DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Conceito; Causas e prevenção.


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO PARA O ALUNO COM DEFICIÊNCIA INTELECTUAL: Trajetória Histórica da Educação do Deficiente Mental/Intelectual; O atendimento educacional especializado; A formação de professores para o ensino regular e para o atendimento educacional especializado.


EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Fundamentação Histórica; Fundamentação Legal.

Certificado de conclusão


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